PUB

Mundo

Índia: Governo inspecciona centros da Congregação da Madre Teresa

O governo da Índia ordenou uma inspecção a todos os centros para crianças, geridos pela Congregação Católica da Madre Teresa de Calcutá no país, após a detenção de uma das suas freiras por, alegadamente, vender bebés.

A ministra das Mulheres e do Desenvolvimento da Criança, Maneka Gandhi, instou as autoridades locais “a inspeccionarem imediatamente os centros para crianças geridos pelas Missionárias da Caridade”, a Congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, indica um comunicado divulgado na segunda-feira, 16.

No início do mês, a Polícia indiana deteve uma freira e um empregado de um daqueles centros, que dava assistência a grávidas e mães solteiras em Ranchi, capital do Estado de Jharkhand (Leste), e que teriam vendido crianças.

A adopção ilegal é um negócio importante na Índia, onde perto de 90 mil crianças desaparecem anualmente, segundo os dados oficiais. Algumas são dadas por pais pobres, outras são raptadas no hospital ou em estações de comboios.

A superior-geral da Ordem, irmã Mary Prema, lamentou o assunto e dissociou a Congregação das acções de uma pessoa.

As Missionárias da Caridade foram fundadas em Calcutá, em 1950, pela Madre Teresa, uma religiosa albanesa que se tornou um ícone mundial da compaixão.

Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979 e morreu em 1997, tendo sido declarada Santa pela Igreja Católica, em 2016.

A Congregação conta com mais de  cinco mil religiosas, em 130 países.

PUB

PUB

PUB

To Top