PUB

Sociedade

Faleceu Agostinho Almeida Santos, ex-cônsul honorário de Cabo Verde na Região Centro, em Portugal

Agostinho Almeida Santos, cônsul honorário de Cabo Verde em Portugal para a Região Centro e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, faleceu no sábado,14, aos 77 anos de idade, em Coimbra.

Grande amigo de Cabo Verde, chegou a ser condecorado pelo ex-Presidente da República, Pedro Pires.

José Maria Neves, ex-primeiro-ministro de Cabo Verde e amigo pessoal de Agostinho Almeida Santos, manifestou o seu pesar pela perda desta figura ímpar e descreveu-o como um homem “generoso, solidário e fraterno”, que apoiou a formação de vários médicos cabo-verdianos na área da sua especialidade e que “estava sempre disponível para ajudar”.

Um homem que amava “desmedidamente Cabo Verde” e que passava férias na Boavista onde tinha casa. “Agostinho Almeida Santos estará eternamente entre nós, em Coimbra e na Boavista”, escreveu JMN.

Médico e professor catedrático de ginecologia Agostinho Almeida Santos realizou, pela primeira vez em Portugal, a técnica da procriação medicamente assistida, sendo fundador do programa de reprodução assistida que funciona na cidade de Coimbra, desde 1985.

Foi a enterrar ontem em Coimbra, na presença da comunidade cabo-verdiana que ali reside e que fez questão de lhe prestar homenagem, além de várias figuras da vida política de Portugal, como por exemplo, Ramalho Eanes e a esposa.

PUB

PUB

PUB

To Top