PUB

Economia

Dia Internacional das Cooperativas: Governo analisa organização de produtores

O Governo, através do  Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) promoveu, na Praia, uma jornada de reflexão sobre os desafios da organização de produtores, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cooperativas, que se assinala este sábado, 7 de Julho.

De acordo com informações do MAA avançadas à Inforpress, a jornada de reflexão sobre “Os desafios da Organização de Produtores – A Promoção de Empresas Cooperativas, Uma Experiência Partilhada pela Coopermondo” pretendeu obter o engajamento de um conjunto de actors, que possam criar um espaço de concertação e um ambiente favorável ao desenvolvimento do Movimento Cooperativo.

A Associação Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento (Coopermondo) é uma organização da Confederação das Cooperativas Italianas (Confcooperative), que reúne e representa nove federações nacionais da indústria ligada a agricultura, habitação, crédito, consumo, pesca, cultura turismo e desportes, trabalho, solidariedade e saúde.

Com o propósito de melhorar, a nível internacional, o carácter social e mutual das cooperativas italianas e promover o desenvolvimento económico e social sustentável, a Coopermondo foi constituída a 13 de Março de 2007.

Neste sentido, a reflexão centralizou-se nos desafios da organização dos agricultores no meio rural, com o enfoque na História do Cooperativismo em Cabo Verde, nas soluções comuns aos problemas individuais, nas oportunidades para o cooperativismo no mundo rural cabo-verdiano, assim como nos desafios na implementação das medidas de política na organização dos produtores.

A jornada de reflexão sobre “Os Desafios da Organização de Produtores – A Promoção de Empresas Cooperativas, Uma Experiência Partilhada pela Coopermondo” foi presidida pela pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

O Dia Internacional das Cooperativas, comemorado anualmente no primeiro sábado de Julho, este ano tem como lema: “Sociedades Sustentáveis Através da Cooperação”, visando mostrar que as cooperativas possuem tanto sustentabilidade como resiliência na sua essência.

Os objectivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do Movimento Cooperativo Internacional em paralelismo com as metas das Nações Unidas, por fortalecer as parcerias entre este Movimento e outros agentes, assim como com os governos (locais e nacionais).

 

Fonte: Inforpress 

Veja mais  neste Link:  https://www.anacao.cv//2018/07/07/dia-mundial-do-cooperativismo-sabado/

PUB

PUB

PUB

To Top