PUB

Mundo

Moçambique: Zonas do Sul estão com falta de alimentos

Zonas das províncias de Gaza e Inhambane, no S ul de Moçambique, estão a enfrentar falta de alimentos, de acordo a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome (FEWS Net, na sigla inglesa).

“Depois de uma redução da colheita e de uma estação principal com produção abaixo da média, os resultados da crise já são visíveis nas áreas semiáridas de Gaza e Inhambane, exigindo assistência alimentar urgente”, refere um relatório consultado, esta segunda-feira, 2, pela Agência Lusa.

A Rede coloca aquelas zonas de Moçambique no nível três (crise) da escala de avaliação de segurança alimentar, que vai de um (risco mínimo) a cinco (fome).

A maioria da população do país pratica agricultura de subsistência, tirando das suas hortas os produtos com que as famílias se alimentam.

“Prevê-se que a segurança alimentar se deteriore e se estenda a outras áreas do Sul e Central, principalmente Tete, até Janeiro de 2019”, acrescenta.

No entanto, “no Norte e nalgumas áreas centrais, o risco mínimo deverá prevalecer devido a condições favoráveis, disponibilidade de alimentos e acesso”, conclui a rede.

PUB

PUB

PUB

To Top