PUB

Desporto

Após show na estreia, Cristiano Ronaldo volta a campo contra o Marrocos

O sétimo dia do Mundial  2018 terá como principal atracção a segunda partida de Cristiano Ronaldo e uma pergunta inevitável: o astro português manterá o nível da performance do primeiro jogo, quando marcou três golos contra a Espanha? O feito na estreia o colocou como o melhor marcador da competição, agora junto com Cheryshev, que já actuou duas vezes. Portugal enfrenta Marrocos às 11 horas (de Cabo Verde), no Estádio Lujniki, em Moscovo, pela segunda jornada do Grupo B.
Contra a Espanha, uma das favoritas ao título Mundial, Cristiano Ronaldo superou a diferença técnica entre as duas equipas e guiou Portugal a um empate heróico por 3 a 3. O primeiro golo foi de penalti, sofrido por ele mesmo. O segundo veio em uma falha bizarra do guarda-redes espanhol David De Gea, num remate de meia distância. Até esse momento da partida, quando os portugueses lideravam o marcador, ainda pairavam dúvidas sobre a actuação do astro.
No momento mais difícil que Portugal enfrentava na partida, Cristiano Ronaldo foi decisivo. Após a reviravolta da Espanha, os portugueses eram dominados, não conseguiam dar sequência às jogadas e assistiam aos espanhóis tocarem a bola de um lado para o outro, chegando à área portuguesa com facilidade. Aos 43 minutos, numa rara oportunidade em que Portugal conseguiu rondar a área espanhola, Cristiano Ronaldo sofreu uma falta de Piqué. Após um momento de total silêncio e concentração, acertou um remate memorável. O guarda-redes De Gea, sem reacção, só pôde apreciar e lamentar a bola entrando no seu ângulo esquerdo, para delírio dos adeptos portugueses.
O golo coroou uma actuação sensacional do português que, dentre os maiores nomes deste mundial, talvez tenha sido o único que se destacou na primeira rodada. Cristiano Ronaldo atrai as atenções nesta quarta, apesar de as estrelas da Espanha, como Andrés Iniesta, Sérgio Ramos e Diego Costa, entrarem em campo contra o líder Irão, e a dupla de ataque uruguaia, formada por Luis Suárez e Edinson Cavani, enfrentar a defesa saudita – a pior do Mundial.
Portugal é favorita contra o Marrocos, mas o jogo não deve ser fácil. Com uma defesa bem postada, os marroquinos devem trazer dificuldades ao atacante português. Ao mesmo tempo, os espaços podem aparecer, já que Marrocos, assim como Portugal, precisa da vitória. A selecção portuguesa não pode tropeçar e, mais uma vez, Cristiano Ronaldo entra em campo pressionado, com todas as atenções voltadas para ele, ou seja, da maneira que ele gosta de actuar.
Confira algumas curiosidades sobre este duelo:

  • Portugal e Marrocos defrontam-se pela segunda vez na história, um confronto que se realiza 32 anos depois.
  • O único jogo entre as duas seleções aconteceu no Mundial 1986. Em Guadalajara, Marrocos bateu Portugal por 3×1.
  • Esse triunfo sobre a selecção portuguesa foi o primeiro da selecção marroquina em Campeonatos do Mundo.
  • Este é o quinto jogo de Portugal frente a selecções africanas em Mundiais, apresentando um saldo positivo: duas vitórias, um empate e a tal derrota precisamente frente à selecção marroquina.
  • Portugal defronta uma selecção africana pelo quarto Campeonato do Mundo consecutivo. Em 2006 venceu Angola, em 2010 empatou frente à Costa do Marfim e há quatro anos derrotou o Gana.
  • Há cinco jogos que Portugal sofre golos no Campeonato do Mundo.
  • Portugal não perde em fases finais da grandes competições há 15 jogos (Mundial, Europeu e Confederações). A última derrota foi frente à Alemanha, em 2014.
  • Nos 30 últimos jogos em competições oficiais, Portugal só perdeu um (2×0 frente à Suíça).
  • Portugal costuma dar-se bem no segundo jogo em Mundiais: em seis participações, venceu quatro, empatou um e perdeu um (em 1986, frente à Polónia).
  • Marrocos só venceu um dos oito últimos jogos em Campeonatos do Mundo.
  • A seleção marroquina só venceu dois jogos em Mundiais – ambos frente a adversários europeus (Portugal e Escócia).
  • Marrocos só perdeu um dos 13 últimos jogos em competições oficiais.
  • Dois jogadores da seleção marroquina já jogaram em Portugal: Manuel da Costa (chegou a representar as seleções jovens portuguesas) e Carcela.
  • Perdendo, Marrocos está eliminado do Campeonato do Mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top