PUB

São Vicente

São Vicente: Parlamento infanto-juvenil municipal agendado para dia 22 com mais de 40 participantes 

 O parlamento infanto-juvenil de São Vicente reúne, a 22 de Junho, mais de 40 participantes em representação dos comités das escolas e outras entidades para se debruçarem sobre assuntos “pertinentes” que afectam crianças e adolescentes.

Este parlamento, segundo a delegada do Ministério da Educação, Maria Helena Andrade, surge na decorrência do parlamento infanto-juvenil nacional, realizado na Cidade da Praia, em Novembro último, mas agora com “olhar mais regional”.

Nesse sentido, incidirá sobre temáticas que visam contribuir para “a melhoria na implementação efectiva dos Direitos da Criança, a participação de crianças no debate sobre a situação destas nos seus municípios”, assinalou.

Eixos esses que se desdobram sobre os “grandes desafios” e as prioridades locais nesse domínio, a fim de “fortalecer o diálogo político e institucional”, com enfoque para a importância no investimento nas crianças, e o envolvimento da participação destas na vida política das suas comunidades.

Este parlamento, agendado para 22, conta com a representação de crianças dos comités infanto-juvenis das escolas do concelho de São Vicente, cujos membros dos comités infanto-juvenil iniciaram a preparação com um ciclo de tertúlias e oficinas, que decorreram nos dias 18, 24, 29 e 31 de Maio.

O ciclo contou com a participação de representantes das 32 escolas básicas e secundárias do concelho, dos pais encarregados de educação, directores de escolas secundárias e de agrupamentos de escolas e coordenadores pedagógicos das escolas básicas e outros actores da comunidade educativa.

Entretanto, o parlamento, que tem como lema “Mudar o mundo, não só pelas crianças, mas acima de tudo com a sua participação”, abrange ainda instituições que lidam com a infância e outros sectores da sociedade civil.

Assim, para a preparação do evento, organiza-se uma sessão preparatória agendada para esta sexta-feira, 15, na Biblioteca Municipal de São Vicente que irá discutir temas “pertinentes” para os mais pequenos.

Para além disso, nessa preparação vai ser feita a eleição, entre pares, dos 40 representantes das escolas no parlamento infanto-juvenil local e dos constituintes da mesa de assembleia.

Elementos esses que foram pré-seleccionados, baseando-se em critérios como “a participação oral, qualidade e pertinência da participação, assiduidade nas tertúlias, paridade de género, representatividade do ano de escolaridade e da escola, entre outros.

Esta acção será feita em colaboração com a Assembleia Municipal de São Vicente, que coadjuvará na condução dos trabalhos e preparação dos alunos no funcionamento e regimento da assembleia.

Para o dia 23, dia em que culminam as actividades, o programa prevê uma vertente de cariz cultural e recreativo, em que os intervenientes terão a oportunidade de interagir e confraternizarem-se ao som do “Kola San Jon”. 

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top