PUB

Mundo

Angola: MPLA homenageia José Eduardo dos Santos

O secretariado do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) apreciou a proposta de homenagem a José Eduardo dos Santos, ex-Presidente de Angola e líder do Partido no poder, desde 1979, um “merecido reconhecimento” pelos seus feitos.

A informação consta do comunicado final da 10.ª  Reunião Ordinária do Secretariado do Bureau Político do MPLA, orientada pelo vice-presidente do Partido e Presidente da República, João Lourenço, que serviu para analisar vários assuntos do País e a vida interna daquela formação política.

A homenagem a José Eduardo dos Santos tem ainda como propósito reconhecer “a forma abnegada e patriótica como dirigiu o País e o Partido, destacando-se o facto de ter praticado, com dignidade e distinção, feitos humanitários, de solidariedade e concórdia memoráveis, na busca da paz definitiva, que culminou com a reconciliação entre os angolanos”.

José Eduardo dos Santos, de 75 anos, anunciou, em 2016, que este ano deveria deixar a vida política ativa, tendo confirmado a sua saída, na última sessão extraordinária do Comité Central do MPLA, realizada a 25 de Maio, argumentando que “tudo o que tem um começo tem um fim”.

A liderança do MPLA foi assumida por José Eduardo dos Santos a 21 de Setembro de 1979, na sequência da morte do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a 10 de Setembro do mesmo ano, em Moscovo.

PUB

PUB

PUB

To Top