PUB

São Vicente

São Vicente: Unidos pela arte escolas do agrupamento nº5 oferecem jornada cultural à comunidade local

As cinco escolas do EBI que formam o Agrupamento Escolar nº5 de São Vicente, envolvendo professores, alunos e encarregados de educação, juntaram-se, na quarta-feira (30), através das artes plásticas, para desenvolver uma série de actividades que culminaram numa exposição.
Conforme explicou o director do agrupamento, que junta as escolas de São Pedro, “Semião Lopes”, “Humberto Duarte Fonseca” e Lazareto, Reinaldo Rocha, foi a primeira vez que que os alunos das escolas de São Pedro e do Lazareto, localidades afastadas da cidade, se juntaram aos colegas do agrupamento, o que demonstra “a força das artes”.
“São as artes plásticas e as artes no geral como ferramentas ao serviço da educação e  de partilha”, lançou a mesma fonte, iniciativa da qual resultou uma exposição colectiva de trabalhos manuais protagonizada por professores, alunos e pais e  encarregados de educação, estes últimos que, inclusive, segundo a mesma fonte, receberam formação ministrada pelos professores, aos fins-de-semana, num projecto que se encontra em curso desde o mês de Outubro.
A delegada do Ministério da Educação, Maria Helena Andrade, louvou a iniciativa pois, sintetizou, quando se consegue juntar no mesmo espaço pais e encarregados de educação, alunos e professores cumpre-se um objectivo da educação.
“Queremos trazer os pais e encarregados de educação para dentro da escola, que está aberta a todos, e temos que aproveitar de oportunidades do tipo para estreitar os laços”, concretizou a mesma fonte, para quem se o trabalho for feito em conjunto “de certeza que os resultados serão melhores”.
Aliás, a responsável indicou que subjacente ao conceito de agrupamento escolar está a partilha de experiências, de recursos humanos, financeiros e pedagógicos pelo, anotou, “vale a pena” apostar na continuidade desta articulação.
Para além da exposição dos trabalhos de professores, alunos e pais e encarregados de educação, o programa contemplou ainda demonstração de sonjon, dramatização, declamação e música.
A exposição encontra-se patente até o dia 08 de Junho na escola Humberto Duarte Fonseca, na Torrada.
As escolas do ensino básico da ilha de São Vicente estão agora congregadas em dez Agrupamentos Escolares.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top