PUB

Mundo

Itália: PM indigitado com “novas possibilidades” de formar governo

O economista Carlo Cottarelli, designado primeiro-ministro italiano, decidiu esperar que o Movimento Cinco Estrelas (M5S) manifeste disponibilidade para novas negociações com a Liga para formar um novo Governo.

Segundo os “media” transalpinos, surgiram “novas possibilidades” para se acabar com o impasse depois de Cottarelli, ex-director do Fundo Monetário Internacional (FMI), ter recebido, segunda-feira, 28, ordens do Presidente de Itália, Sérgio Mattarella, para formar um novo executivo.

Cottarelli está, desde então, a tentar elaborar uma possível lista para o elenco governamental.

Cotterelli foi recebido por Matarella, na manhã de quarta-feira, 30, e, no final do encontro, deixou a Presidência italiana sem falar aos jornalistas.

O M5S e a Liga, dois partidos que obtiveram juntos mais de 50 por cento dos votos nas eleições gerais de 4 de Março, estavam a negociar, nas últimas semanas, um projecto político comum para Itália.

No entanto, domingo, 27, Mattarella optou por vetar um Governo proposto pelos dois partidos que tinha o euro-céptico Paolo Savona como ministro da Economia.

O líder do M5S, Luigo di Maio, abriu terça-feira, 29, a porta a novas negociações para a formação de um Governo com a Liga, já que o executivo tecnocrata de Cottarelli tem poucas possibilidades de obter a confiança do Parlamento, uma vez que a maioria dos grupos parlamentares anunciou que votará contra.

PUB

PUB

PUB

To Top