PUB

Mundo

Fronteira entre Gaza e Egipto aberta durante o Ramadão

O presidente do Egipto,  Abdel Fatah al-Sissi, decretou, excepcionalmente, por um mês, a abertura da fronteira com Gaza durante as cerimónias do Ramadão (iniciadas quinta-feira, 17 de Maio), e numa altura em que se registam confrontos entre palestinianos e militares israelitas na zona.

O presidente Sissi, através de uma mensagem que foi divulgada na rede social “Facebook”, afirma que a decisão pretende “atenuar o sofrimento” dos habitantes palestinianos de Gaza.

Nos últimos dias, os confrontos provocados pelos protestos contra a abertura da embaixada dos Estados Unidos da América em Jerusalém fizeram mais de 60 mortos.

A Faixa de Gaza encontra-se sob o bloqueio israelita há mais de dez anos, enquanto a fronteira do enclave com o Egipto se encontra, geralmente, encerrada, devido a problemas de segurança.

O Ramadão é o nono mês do Calendário Islâmico, durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, ou seja: o quarto dos cinco Pilares do Islão.

De acordo com a “Wilkipédia”, a palavra Ramadão está relacionada com a palavra árabe “ramida”, que  significa: “ser ardente”, possivelmente, pelo facto de o Islão ter celebrado este jejum, pela primeira vez, no período mais quente do ano.

O Ramadão é um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade e vivência profunda da fraternidade e dos valores da vida familiar. Neste period, pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados, leitura mais assídua do Alcõrão (o Livro Sagrado dos muçulmanos, frequência da oração na Mesquita, correcção pessoal e auto-domínio.

É o único mês mencionado pelo seu nome no Alcorão: “O mês do Ramadão foi o mês em que foi revelado o Corão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e discernimento”.

É celebrado, todos os anos, na mesma data, podendo passar por todos os meses e estações do ano, conforme a progressão dos anos.

Porém, a sua duração é entre 29 e 30 dias,  iniciando-se com a aparição da lua, no final do mês de “shaban” (oitavo mês no calendário lunar muçulmano).

PUB

PUB

PUB

To Top