PUB

Política

PM responde a José Maria Neves

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, respondeu hoje às críticas do seu antecessor, José Maria Neves, e afirmou que o “socialismo escalavrado” do antigo chefe do Governo cabo-verdiano conduziu a TACV e outras empresas públicas à falência.
Em entrevista à agencia Lusa, o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves demonstrou a sua preocupação com aquilo que chamou de “tendência de entrega de sectores estratégicos do país, como o transporte aéreo, a empresas estrangeiras” e alertou para os riscos do “neoliberalismo desenfreado”.
Confrontado com a notícia, Ulisses Correia e Silva, que falava aos jornalistas durante uma visita que realizou na manhã de hoje à empresa Bonako no âmbito do encontro nacional de Ciência Tecnologia e Inovação denominado “CV Next”, comparou o Governo do PAICV com “socialismo escalavrado”.
“Se ele nos classifica como neoliberais eu tenho de comparar com socialismo escalavrado que conduziu a TACV à falência, levou a empresa ao estado de coma, colocou as empresas do Estado em falência.  Socialismo escalavrado quer dizer desforme, que não provocou de facto eficiência na economia privada e na economia pública de Cabo Verde”, disse.
Sobre aquilo que José Maria Neves chamou de uma “degenerescência” da figura do primeiro-ministro em que, conforme adiantou, há um recuo do primeiro-ministro perante “um avanço” do Presidente da República e o protagonismo do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Ulisses Correia e Silva disse que ele tem uma forma diferente de relacionar com o poder.
“José Maria Neves era um primeiro-ministro omnipresente e omnipotente, presente em tudo, absoluto, único e iluminado. Nós temos uma forma de funcionar diferente. Para mim não é uma questão de mais ou menos protagonismo. Sempre disse que juntos somos mais fortes. Os ministros aparecem devem ter protagonismo, o Presidente tem a sua função e se juntarmos todas as peças seremos mais fortes para Cabo Verde”, disse.
Ulisses Correia e Silva salientou que é preciso contextualizar a dinâmica política de José Maria Neves, indicando que ele não falou na qualidade de ex-governante, mas sim como candidato a Presidente da República.
“Nossa relação com o Chefe de Estado é boa. O que eu vejo é que José Maria Neves já está a posicionar-se como candidato a Presidente da República e está a fazer frente ao actual Presidente da República” reiterou.
Questionado se vai candidatar-se para o cargo de Chefe de Estado em 2021, Ulisses Correia Silva afirmou que ele não é candidato.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top