PUB

Sociedade

Familiares e amigos dos velejadores brasileiros realizam manifestação em prol da liberdade

Um grupo com cerca de 300 familiares e amigos dos velejadores brasileiros, condenados em Cabo Verde por tráfico de droga, realizaram no domingo (15), uma manifestação exigindo um posicionamento das autoridades brasileiras frente às cabo-verdianas.
Esta manifestação em prol da Liberdade dos Velejadores Brasileiros decorreu no porto da Barra (Salvador da Baía) e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, 150 embarcações do tipo lancha, veleiros, entre outros.
Segundo informações enviadas a nossa redacção, o protesto teve como objectivo “cobrar das autoridades brasileiras um posicionamento frente ao Governo de Cabo Verde que na sua leitura “julgou e condenou sem provas os três velejadores brasileiros, além  de não aceitar durante o julgamento o inquérito enviado da Policial Federal Brasileira que inocentava os jovens, alegando que se tratava de um documento criado pelo pai do Velejador Rodrigo e a Policia Brasileira” .
Os organizadores desta manifestação dizem-se engajados em manter actos de protesto até que se obtenha a liberdade dos Brasileiros.
Este caso remonta a Agosto de 2017, altura em que a Polícia Judiciária apreendeu 1157 quilogramas de cocaína no iate Rich Harvest, que se encontrava atracado no Porto Grande do Mindelo. A embarcação era proveniente de Natal (Brasil) e tinha como destino a Europa. Na altura, Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantes, todos brasileiros, e o francês Olivier Thomas foram presos.
Estes foram julgados em finais de Março último, tendo sido condenados a 10 anos de prisão efectiva por tráfico de droga.

PUB

PUB

PUB

To Top