PUB

Política

Santa Cruz: Autarquia quer revolucionar a agricultura com o arranque da plantação de videiras

A Câmara Municipal de Santa Cruz (interior de Santiago) pretende revolucionar a agricultura, com a identificação das áreas no Concelho para o arranque da plantação de videiras, para a produção de vinho.
Esta é uma das linhas de força que nortearam a visita a Santa Cruz do Vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, que mostrou a disponibilidade do governo em ajudar nesse processo.
Recorde-se que a perspectiva do governo é de, nos próximos anos, o país passar a receber um milhão de turistas e dado o sucesso que os vinhos da ilha do Fogo têm tido nas principais ilhas turísticas do país – Sal e Boavista –, no entender do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, “não faz sentido continuar a adiar este tão importante passo”.
Para a dinamização da agricultura em Santa Cruz, um dos primeiro passos é a reativação da propriedade agrícola Justino Lopes, pelo seu enorme potencial agro-industrial. “Apesar da seca, a propriedade tem um enorme potencial que importa desenvolver”, afirma Carlos Silva.
Na sequência da visita de Olavo Correia a Santa Cruz, falou-se também na criação da primeira Central de Compras da ilha de Santiago, como forma de estabelecer a ligação dinâmica entre os sectores tradicionais – agricultura, pecuária, pescas e artesanato – e o Turismo.
Ainda, o governo mostrou-se disponível, junto com a Câmara Municipal, em proceder à análise da construção de um porto no Município de Santa Cruz, como segundo porto da ilha de Santiago.
Para operacionalizar os consensos estabelecidos com o Vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, a edilidade propôs a criação de uma Comissão Mista entre o governo e a Câmara Municipal de Santa Cruz. Neste sentido, a primeira reunião da Comissão Mista poderá ter lugar no dia 3 de Maio, em Pedra Badejo, nos Paços do Concelho.

PUB

PUB

PUB

To Top