PUB

Santo Antão

Santo Antão: Diácono Rui Pedro Nobre vai ser ordenado presbítero este domingo

O diácono ribeira-grandense Rui Pedro Nobre vai ser ordenado presbítero (padre), este domingo, numa cerimónia presidida pelo bispo de Mindelo, D. Ildo Fortes, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, na Ribeira Grande.
Em jeito de preparação para o evento, vem sendo implementada, nas paróquias do norte de Santo Antão, uma “semana vocacional” com missa na igreja de São Pedro Apóstolo, em Chã de Igreja, momento de oração vocacional na igreja de Santo Crucifixo em Coculi, no domingo, 04, e para segunda e terça-feiras estão programados momentos de oração vocacional na capela de Nossa Senhora da Penha, em Penha de França, comunidade de origem do futuro padre.
Quarta, quinta e sexta-feiras haverá um tríduo de preparação, o primeiro dia com o tema o “baptismo fonte de todas as vocações”, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, em Ponta do Sol, o segundo dia com o tema “família berço das vocações”, na Igreja Matriz de Santo António das Pombas, no Paul, e no terceiro dia com o tema “ser padre, uma vocação a serviço das vocações”.
O diácono Rui Pedro Nobre, religioso da congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas), agora com 41 anos, é natural da cidade da Ribeira Grande, concluiu os estudos filosóficos e teológicos no Brasil, onde fez, também, uma pós-graduação em Ciências da Religião.
Em Novembro de 2016 o diácono Rui Pedro Nobre proferiu os votos perpétuos que o ligaram, definitivamente, àquela congregação religiosa, à Igreja Católica e à obediência ao Papa.
Num contacto anterior com a Inforpress, Rui Pedro Nobre disse que desde cedo “sentia o chamado de Deus” na sua vida e foi com a ajuda das irmãs orionitas que começou a descobrir a sua vocação para a vida religiosa e com elas conheceu o carisma de São Luiz Orione, tendo optado por seguir a vida religiosa como um consagrado orionita, “vivendo o carisma de Dom Orione”.
“Entrei na congregação de São Luiz Orione com os padres orionitas na ilha do Sal, no dia 18 de Setembro de 2007 e a 26 de Dezembro de 2007 ingressei no noviciado na casa de noviciado em São José dos Pinhais, no Paraná, Brasil”, recordou Rui Pedro Nobre que, no dia 28 de Dezembro de 2008 fez os primeiros votos religiosos na Igreja de São Francisco e Santa Clara nessa mesma cidade brasileira.
Foi ordenado diácono no dia 01 de Julho de 2017 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Divina Providencia, na cidade de Belo Horizonte, onde prosseguiu a sua formação de padre, e, na mesma cerimónia, foram ordenados outros quatro colegas do diácono Rui Pedro.
Rui Pedro Nobre nasceu no dia 08 de Setembro de 1976, filho de João Baptista Nobre Pinto e de Maria Gabriela Fernandes, fez os estudos liceais na Ribeira Grande antes de ingressar na Congregação Orionita, em Setembro de 2007, já com 31 anos de idade.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top