PUB

Mundo

Angola: PR faz visita oficial a França

O Presidente João Lourenço visita, oficialmente, a França, a partir de 21 de Maio, a convite do seu homólogo Emmanuel Macron, que retribuirá a deslocação em 2019.

O ministro para a Europa e Negócios Estrangeiros francês,  Jean-Yves Le Drian,

fez o anúncio em Luanda, no quadro de contactos para o reforço da cooperação bilateral, tendo sido recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, João Loutenço.

Na audiência, segundo o chefe da Diplomacia francesa, além da cooperação bilateral, foi abordada a situação política na região, em particular na República Democrática do Congo e na República Centro Africana.

Jean-Yves Le Drian acrescentou que há vontade firme das autoridades angolanas em promover um desenvolvimento seguro, bem como de assegurar, também, a autonomia do seu desenvolvimento e da sua diversificação económica, manifestando o desejo de a França ser “um parceiro privilegiado nessa nova dinâmica”.

O chefe da diplomacia francesa adiantou que a França tem linhas de crédito abertas, no valor de 250 milhões de euros, montante que considerou mínimo para o número de acções que Angola tem pela frente.

O ministro acrescentou que empresários franceses manifestaram o interesse de investir em Angola, mas querem saber das garantias para a transferência de dividendos, “um aspecto muito importante para transmitir confiança”, frisou.

Jean-Yves Le Drian destacou o interesse de empresas francesas nos sectores da água, energias renováveis, agricultura, agro-indústria, turismo e formação profissional.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, disse que Angola está empenhada na diversificação da sua economia, sendo a agricultura a alavanca do processo.

PUB

PUB

PUB

To Top