PUB

Destaques

Destaques da edição 548 do Jornal A NAÇÃO

COM DISCRIÇÃO
CABO VERDE ENTRA NO NEGÓCIO REGIONAL DA DEFESA E SEGURANÇA
Discretamente, o Governo decidiu autorizar a instalação de um centro de treino militar em Cabo Verde, denominado “Orbit Training Center” (OTC), com o financiamento dos Estados Unidos da América na ordem dos 128 milhões de dólares. Este projecto, que pode trazer benefícios económicos e financeiros para o País, comporta, no entanto, alguns riscos para a Segurança Nacional.
ALEGADO FAVORECIMENTO À TECNICIL
OLAVO ENCURRALADO
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, continua sob fogo cruzado por causa da sua eventual ligação à Tecnicil Indústria, principal beneficiária da decisão de se aumentar os direitos na importação de lacticínios e sumos de fruta, em vigor desde o início deste ano. E o Ministério Público continua, no terreno, a recolher dados para tirar a limpo o caso.
CRIME ELEITORAL
MINISTÉRIO PÚBLICO DEDUZ ACUSAÇÃO CONTRA DELEGADO DA ÁGUABRAVA
A Procuradoria da República junto do Tribunal Judicial da Comarca de São Filipe-Fogo já deduziu a acusação contra do director/delegado da empresa Águabrava, alegadamente, por crimes eleitorais, aquando das eleições legislativas de 20 Março de 2016. José “Gama” Rodrigues terá mandado recolher centenas de Bilhete de Identidade quase nas vésperas das eleições.
TRANSPORTES AÉREOS
BINTER ÀS VOLTAS COM A CARGA
A Binter Cabo Verde está a estudar a possibilidade de mudar a configuração dos seus aviões para poder transportar mais carga e fazer face à demanda de algumas rotas como Praia-Sal e Praia-São Vicente. Este é um dos projectos para 2018, a par da entrada de um quarto avião já em Junho próximo. Antes disso, a 19 de Março, a companhia conta começar a voar para Dakar, no Senegal.
SÃO MARTINHO
PRESOS LEVADOS PARA TRABALHAREM EM CASA DE VEREADORA DA CIDADE VELHA
Três reclusos da Cadeia Central da Praia foram levados para trabalhar numa construção, na residência de uma vereadora da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha). A denúncia é de familiares dos detidos, que relatam episódios de maus tratos naquele estabelecimento prisional.
SÃO DOMINGOS
MILITANTES QUEREM EMANUEL LOPES FORA DO PARLAMENTO
Cresce no seio do MpD, em São Domingos, uma corrente contra a permanência de Emanuel Lopes (Nhu Mano), na Bancada desse Partido, na Assembleia Nacional (Parlamento). Isto na sequência da sua suspensão, por dez meses da sua condição de militante, por ter “roubado” urnas e boletins de voto durante as últimas eleições para a Assembleia Política do MpD naquele concelho do interior de Santiago.
COM REDE GLOBAL
CABO VERDE JÁ TEM PEN CLUB DE ESCRITORES
Já foi criado o Pen Club de Cabo Verde, que passará a integrar o Pen Club Internacional, a maior organização mundial de escritores, com uma rede de centros Pen, em mais de cem países. Defender a liberdade de expressão, dar a conhecer os escritores nacionais ao mundo e a criação do “Prémio Pen Cabo Verde de Literatura” são algumas das metas traçadas.
Esta Edição nº 548 – que já está bancas -, comporta o tradicional Caderno ETC.; assim como um profundo, actual e pertinente Ensaio sobre a Regionalização – da autoria de Onésimo Silveira -; a par das Colunas de Natacha Magalhães e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top