PUB

Desporto

Presidente da FIFA realiza esta semana visita a Cabo Verde

Ainformação foi avançada em conferência de imprensa pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, indicando que Gianni Infantino chega na sexta-feira à noite na cidade da Praia, onde permanecerá até o dia seguinte.
Na sua primeira visita a Cabo Verde, após ser eleito em 2016, o presidente da entidade máxima do futebol mundial será recebido pelas mais altas autoridades do Estado cabo-verdiano, terá um encontro com a direção da FCF e com agentes desportivos na cidade da Praia.
Mário Semedo disse que a visita do presidente da FIFA a Cabo Verde acontece “num momento certo”, um mês após o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmed Ahmed, também ter estado no país.
“Em três meses conseguimos trazer aqui altos dirigentes do futebol africano e mundial, penso que é motivo de prestígio para o nosso país, para a FCF e para toda a comunidade desportiva”, sustentou Semedo, em conferência de imprensa ladeado pelos restantes membros da direção, Lito Semedo, Rui Évora e Inácio Carvalho.
Mário Semedo recordou que quando foi eleito, em outubro, traçou como “objetivo claro e imediato” reaproximar a FCF das grandes estruturas do futebol africano e mundial.
“E quando nos reaproximamos destas entidades desportivas queremos aproveitar ao máximo os grandes programas de desenvolvimento que têm”, sublinhou o dirigente federativo.
O dirigente lembrou ainda que está em início de mandato e que esta visita “será um incentivo e um encorajamento” para a equipa e “todo o futebol cabo-verdiano”, por existir a esperança que muitas coisas poderão ser resolvidas e equacionadas.
Apesar de ser uma “visita curta”, o presidente da FCF disse que será cumprido um “programa interessante” para o futebol cabo-verdiano.
O dirigente máximo do futebol cabo-verdiano disse que vários projetos do seu programa vão depender “em grande parte” do apoio financeiro da FIFA, pelo que considera “de importância maior” a visita do presidente do organismo que rege o futebol mundial a Cabo Verde.
Um dos projetos que serão apresentados ao presidente da FIFA é o novo modelo do campeonato nacional, orçado em mais 50 milhões de escudos cabo-verdianos (mais de 450 mil euros).
Mário Semedo espera contar com o apoio da FIFA, depois de o presidente da CAF também ter garantido o cofinanciamento do novo modelo da prova máxima do futebol cabo-verdiano.
O presidente, que regressou ao cargo que desempenhou durante 16 anos, até 2015, informou que a FCF enfrenta “alguns constrangimentos” e está sob restrições da FIFA, pelo facto de não ter apresentado contas relativas a 2016.
Por isso, avançou que será uma das questões a serem abordadas com o presidente da FIFA, cujo programa completo da visita ainda não se conhece.

PUB

PUB

PUB

To Top