PUB

Mundo

Moçambique: Governo ameaça fechar instituições superiores sem condições

Até Outubro próximo, todas as universidades e instituições de nível superior que não tiverem reunido condições de funcionamento, nos termos da lei, podem ser forçadas a fechar as portas.

Jorge Nhambiu, ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, diz que, no total, são 28 as instituições do ensino superior, incluindo delegações, que ainda não reúnem condições para funcionar.

Ainda ele, algumas dessas universidades e instituições superiores estão proibidas de inscrever novos estudantes no presente ano académico.

Nhambiu, diz que esta decisão veio a público porque algumas destas instituições académicas tem sido renitentes, depois de terem sido alertadas num trabalho inspetivo lançado em 2015 quando o Ministério que tutela o ensino superior instou as universidades, institutos e escolas superiores a conformarem-se com o decreto 48/2010, que aprova o Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das Instituições de Ensino Superior.

Moçambique conta com um universo de 52 instituições de ensino superior, que se distribuem por 130 delegações, em todo aquele país lusófon da África Oriental.

PUB

PUB

PUB

To Top