PUB

Economia

Hotéis cheios para a passagem de ano

Cabo Verde está a ser procurado por turistas europeus para a passagem de ano. São muitos os que querem fugir ao frio da Europa e dar uma escapadela até estas ilhas, à procura de sol e para brindar o novo ano. Por isso, a passagem de ano promete ser animadora para a economia, sobretudo para ilhas como Sal, Boa Vista e São Vicente, onde se perspectivam as maiores enchentes.

Com o aumento das taxas de ocupação projectadas para o fim de ano nas principais unidades hoteleiras do país, especialmente os ‘resorts all inclusive’, aumentam também as projecções de voos internacionais previstos para os aeroportos internacionais de Cabo Verde.

Segundo dados da ASA – Agência de Aviação Civil de Cabo Verde, avançados ao A NAÇÃO, entre 22 de Dezembro e 1 de Janeiro, o maior aeroporto do país, na ilha do Sal, deverá receber 135 voos, dos quais 21 da Thomson Airways (United Kingdom), 18 da TAP e 13 da companhia Lufthansa (Germany).

Já o aeroporto internacional Aristides Pereira, na Boa Vista, perspectiva receber, no mesmo período, 31 voos. Aqui o top três das companhias é liderado pela Thomson Airways (Reino Unido), com 10 voos, a TUIfly Nordic e a TUI Airlines Netherlands, ambas com quatro voos cada. Estas três companhias mostram que o mercado emissor de turistas para a ilha da Boa Vista por altura da quadra natalícia será dominado pelos ingleses e nórdicos.

Relativamente ao aeroporto internacional Nelson Mandela, na Praia, estão previstos 56 voos, entre os quais 16 da TAP, 12 da Air Maroc e 11 da TACV (Icelandair). Já para o aeroporto internacional Cesária Évora, em São Vicente, estão projectados 16 voos, entre eles 8 da TAP, 4 da TUI Nederland e três da TACV (Icelandair).

Estes números refletem a procura pelo “destino” Cabo Verde e, segundo a Associação de Agências de Viagens e Turismo de Portugal, este arquipélago é, neste fim de ano, o destino de eleição dos portugueses que optam por passar as festas fora do país, pelo menos, no segmento dos destinos “mais próximos”.

Também os ingleses, que habitualmente lideram as entradas turísticas em Cabo Verde, durante o ano, e os nórdicos, são outros dos principais mercados emissores de turistas, para o fim de ano.

Sal, Boa Vista e a “movida” de São Vicente têm sido as ilhas que atraem cada vez mais turistas, por esta altura do ano, mas também emigrantes, nomeadamente, no caso de São Vicente por causa do seu “pit na baía”. A hotelaria e os grandes empreendimentos turísticos, nomeadamente os resorts, não têm mãos a medir para a procura e perspectivam uma grande afluência de turistas por altura desta quadra festiva.

GC

PUB

PUB

PUB

To Top