PUB

Política

Reconhecimento paternal: UNICEF ajuda PJ no reforço de exames de DNA

A assinatura deste Acordo acontece no contexto em que o País enfrenta desafios no reconhecimento da paternidade, sendo que há um número significativo de processos de averiguação paternal, pendentes nos tribunais.

O Acordo de Parceria, assinado entre a PJ, Direcção-Geral da Política da Justiça e UNICEF, objectiva o apoio na aquisição de reagentes e outros instrumentos necessários para a recolha de amostras e criação de condições para a realização de exames DNA  – Ácido Desoxirribonucleico, que é um tipo de ácido nucleico, relacionado com o armazenamento e transmissão das informações genéticas.

O UNICEF apoia a parceria com 40 mil dólares e está enquadrado no quadro de reforço das iniciativas e prioridades nacionais, que visam salvaguardar os direitos da criança e a sua protecção.

O registo de nascimento é para, o UNICEF, essencial para salvaguardar os Direitos Humanos, já que constitui prova oficial da existência de uma criança.

Para a Entidade, a invisibilidade das crianças não-registadas aumenta a sua vulnerabilidade e o risco de as violações dos seus direitos passarem despercebidas.

O UNICEF lembra que o Direito das Crianças a terem um nome e a serem registadas está consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que estabelece que toda a pessoa tem direito a ter um registo civil completo, com o nome do pai e da mãe no documento.

Apesar dos ganhos nos Direito da Criança, UNICEF faz saber que há mais desafios que requerem atenção especial, para “não deixar ninguém para trás”.

Ricénio Lima 

PUB

PUB

PUB

To Top