PUB

Economia

Assaltos a turistas na Praia: O perigo à solta na Rua Flor di Brava

O nome é dos mais bonitos da capital, mas a Rua Flor di Brava está encantadora de dia e cada vez mais perigosa à noite. Que o diga o canadiano-cabo-verdiano, Jean Charles, dono da Casa JC, uma guesthouse, que nos últimos anos tem visto os seus hóspedes, turistas europeus, na maior parte, assaltados e agredidos, nas redondezas.

O último caso aconteceu na quinta-feira passada, pelas 20h30, quando Ephrem, o guarda senegalês, regressava com um saco com frango e foi vítima de assalto. Em casa, Jean Charles e outro amigo, Jacques Chopin, ouviram um tiro na rua. Abrindo a porta deram com o corpo de Ephrem caído no chão, já numa poça de sangue, que lhe saía de uma das pernas.

Três jovens tentaram assaltá-lo, pelo caminho. O guarda resistiu e envolveu-se numa luta, até que um deles sacou de uma arma e disparou, atingindo-lhe a perna. De imediato, foi levado por ambos para o Hospital Agostinho Neto, tendo sido operado e lhe retirado o projéctil.

De acordo com Jean Charles, a rua, sempre encantadora, com as suas acácias rubras floridas, tornou-se muito perigosa nos últimos tempos, sobretudo depois que abriu também uma outra casa de hóspedes, ali mesmo em frente. «Isso levou a que os assaltantes passassem a rondar a rua, de noite, em busca de vítimas, de turistas estrangeiros.»

A proximidade do bairro do Cobom foi sempre problemática, desde o início, como lembra. «Mas, antigamente eram só rapazinhos que subiam a vedação, roubavam a bicicleta do meu filho ou um grelhador; mas agora não, são mais velhos, e acontece quase sempre quando há festas, como o Festival da Gamboa, o período do Natal, etc. É quando precisam de dinheiro para a bebida e outras coisas.»

A presença de duas unidades hoteleiras é um atractivo cada vez maior para os assaltantes. «A rua é escura, embora todas as casas tenham guardas, estes não podem fazer nada, só os veem a passar, mais nada.»

O proprietário queixa-se da falta de policiamento, o que acha estranho, numa zona tida como da classe média alta da capital, onde residem figuras públicas importantes, como o ex-primeiro-ministro, Carlos Veiga.

Turistas: dinheiro fácil

Já são vários os casos de turistas assaltados e agredidos, na Rua Flor di Brava, quando se dirigem ou regressam dos restaurantes, ali perto. «Normalmente, o nosso guarda acompanha-os, mas é impossível evitar todas estas situações, devia ser o policiamento.»

O fruto dos assaltos a turistas, acaba por circular entre os assaltantes do Cobom ou Meio da Achada, e estes sabem que os roubos na Rua Flor di Brava compensam, largamente.

«Ainda a semana passada, saiu daqui um grupo de franceses, mais mulheres do que homens, para irem jantar e duas pessoas que ficaram para trás foram alvo de tentativa de assalto; um dos homens voltou para defendê-las e envolveu-se numa luta com um dos assaltantes, com troca de socos; o assaltante pegou na sua bolsa, que tinha, entretanto, caído, e fugiu, levando 400 euros que estavam na carteira.»

Outro roubo, não há muito tempo, desta vez a vítima a ser um casal de alemães de meia idade, também rendeu aos meliantes uns módicos 500 euros…»

A técnica utilizada, diz Jean Charles, é os bandidos ficarem na paragem de autocarro, junto da rotunda das Nações Unidas, como se o aguardassem, mas é claro que é para disfarçar, enquanto espreitam possíveis vítimas.

Outra das pessoas que, com Jean Charles, socorreu o guarda Ephrem, Jacques Chopin (ambos com nacionalidade cabo-verdiana e vivendo há décadas na Praia), publicou um texto na sua página do FB denunciando a situação:

«Esses ataques sempre ocorrem no mesmo local, quase todas as semanas. Neste bairro, são principalmente os turistas de passagem que são as principais vítimas. Três semanas atrás, um homem foi esfaqueado na garganta e na semana passada um casal de idosos teve a sua bolsa roubada. É novidade para mim que conheço o país há cerca de trinta anos e nunca senti o mínimo medo. As autoridades devem reagir imperativamente. Está em jogo a imagem e a segurança dos seus habitantes.»

Joaquim Arena

PUB

PUB

PUB

To Top