PUB

Política

Presidência da República promove ciclo de conferencias sobre democracia, segurança e terrorismo

Liberdade, democracia, segurança e terrorismo vão estar em debate em Cabo Verde num ciclo de conferências promovido pela Presidência da República e que terá como convidados os analistas e comentadores portugueses José Pacheco Pereira e Nuno Rogério.

As conferências, agendadas para as cidades da Praia e do Mindelo, realizam-se no âmbito da quinta edição da “Semana da República”, que decorre entre 13 e 20 de Janeiro, segundo informação divulgada hoje pela Casa Civil do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

A conferência “Liberdade, Democracia e Segurança” realiza-se no dia 13 no Mindelo, na ilha de São Vicente, tendo como conferencistas o historiador português José Pacheco Pereira e o professor da Universidade do Mindelo Graciano Nascimento.

A mesma conferência acontece a 14 de Janeiro na cidade da Praia, juntando-se a José Pacheco Pereira como orador o Provedor da Justiça de Cabo Verde, António Espírito Santo da Fonseca.

A palestra sobre “Terrorismo: Conformação e Desafios” está marcada para 19 de Janeiro, na cidade da Praia, tendo como participantes o analista político português Nuno Rogério e o professor universitário cabo-verdiano João Santos.

A mesma conferência decorrerá a 20 de Janeiro no Mindelo, onde Nuno Rogério terá a companhia como orador do tenente-coronel Emanuel Brito, antigo director-geral da Defesa e Cooperação Militar cabo-verdiano.

A abertura das duas conferências será presidida pelo chefe de estado Jorge Carlos Fonseca.

Celebrar duas “datas emblemáticas” para Cabo Verde e reconhecer o seu significado histórico – o Dia da Liberdade e da Democracia (13 de Janeiro), que simboliza a instauração do regime democrático, e o Dia dos heróis nacionais (20 de Janeiro), que homenageia os que lutaram pela Independência – são os objectivos da “Semana da República”.

A iniciativa será este ano descentralizada com actividades na capital Praia, em Santa Cruz, ilha de Santiago, e na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, em parceria com as universidades e câmaras municipais.

Durante a semana estão ainda previstas actividades dirigidas a crianças, jovens e adultos, “com o fito de contribuir para que essas importantes datas sejam apropriadas por toda a Nação”, segundo a Presidência.

PUB

PUB

PUB

To Top