PUB

Economia

Está totalmente liquidada a dívida do “Casa Para Todos” e as obras recomeçam na próxima semana

A dívida do projecto Casa Para Todos está “totalmente liquidada e as obras devem recomeçar na próxima semana”. A informação é avançada pelo presidente da Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH), Paulo Soares, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).

Para o presidente da IFH, as razões que levaram à paralisação das obras do complexo habitacional Casa Para Todos, “já não têm razão de ser”. “A dívida em mais de 17 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos está completamente saldada desde Dezembro”, afirma.

Segundo Paulo Soares, as condições para a retoma dos trabalhos estão reunidas e alguns dos empreiteiros já deram garantias de recomeçar os trabalhos na proxima semana. “Dezassete empreiteiros executam as obras em diversos pontos do país. A maior parte deverá levar entre quatro a seis meses a estar concluida e as restantes um ano”, acredita Paulo Soares, ressaltando ser interesse mútuo que todos os atrasos verificados sejam recuperados nesta fase final.

A linha de crédito com Portugal foi prorrogada por mais dois anos e a IFH acredita ser possível cumprir com a meta inicial, estanto previsto entregar mais de duas mil casas este ano. “Temos até 29 de Janeiro de 2018 para gerir a linha de crédito. É o prazo para concluir todas as obras, portanto temos uma margem folgada para fazer a gestão. Neste momento faltam concluir 3822 fogos habitacionais”, notou Soares.

Santo Antão, São Vicente, Sal, Boavista, Santiago (Praia, Santa Cruz e Flamengos) e Fogo são as ilhas onde os condomínios estão a ser entregues até ao termo de 2016.

O programa Casa Para Todos foi criado em 2009 pelo governo de Cabo Verde. As obras estão paradas há vários meses devido ao bloqueio do financiador, na sequência de incumprimentos nos pagamentos por parte do executivo cabo-verdiano.

PUB

PUB

PUB

To Top