PUB

Sociedade

PM considera 2015 um ano bom para a saúde em Cabo Verde

O primeiro-ministro, José Maria Neves, destacou esta segunda-feira, durante uma visita às crianças internadas na pediatria do Hospital Agostinho Neto (HAN) os “ganhos importantes” alcançados na área da saúde em Cabo Verde,  considerando que este foi um ano tranquilo em matéria de saúde.
José Maria Neves cumpria o que já é uma tradição de natal com a visita ao Hospital Agostinho Neto, em particular à ala da pediatria para estar com as crianças enfermas e recém-nascidas e instado a fazer um balanço do ano prestes a encerrar, em matéria da saúde, sublinhou os vários ganhos importantes conseguidos.
Este, recorda, foi o ano em que se implementou o primeiro curso de medicina no país, para além de novas especialidades médicas introduzidas e a confirmação do Centro de Hemodiálise como um centro de excelência.
O país está em vias de conseguir as condições para efectuar transplantes de rins e constata-se, “durante as visitas que efetuamos aos vários hospitais e centros de saúde do país, que há muitas melhorias”, sublinha Neves, ainda que continue a haver algumas reclamações no que tange ao atendimento.
Um desafio actual é a epidemia do Zika, que é transmitido pelo mosquito «aedes aegypti», transmissor da Dengue, daí o Primeiro-Ministro apelar para o engajamento de todos no combate ao mosquito transmissor para que possa ser erradicado de vez e, assim, o país possa ver-se livre das doenças por eles transmitidos.
Sobre a visita à pediatria do HAN, assim como tem feito todos os anos neste e outros hospitais do país, esta pretende levar a solidariedade de natal e um alento para uma melhor e mais rápida recuperação e “desejar-lhes um novo ano de muita saúde e felicidades”, frisou o Chefe do Governo.
Recorda-se que também inserido no seu programa alusivo a esta quadra festiva o Primeiro-Ministro já visitou a escola EBI de Achada Mato e esteve reunido com várias centenas de idosos na ilha do Fogo num convívio de natal.

PUB

PUB

PUB

To Top