PUB

Cultura

Câmara Municipal assinala os quatro anos do falecimento de Cesária Évora

Os quatros anos sobre o falecimento de Cesária Évora será marcado por exposição e evento musical, em São Vicente.
Conforme o vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Vicente, Humberto Lélis , a intenção é que a data 17 de Dezembro, dia em que faleceu a Diva dos pés descalços “não passe despercebida”. Assim nesse dia via ser inaugurada uma exposição, no Palácio do Povo, que contará com o espólio de Francisco Rocha. Este santantonense que mantém uma grande colecção de pertences da cantora e que montou por iniciativa própria uma exposição do tipo em 2014.
O tributo da edilidade à diva de Cabo Verde alarga-se ainda ao campo musical, em que no dia 18 de Dezembro a Academia Jotamont recebe um espectáculo com as participações de músicos que actuaram com a Cesária Évora em vida e que serão suportados por vozes locais como Carmen, Zizi Vaz e Arlinda. O evento está sendo realizado em parceria com a Câmara da Angra do Heroísmo, em Açores, que traz para São Vicente o grupo de fado “Fábio Ourique & Sombras do Fado”.
De realçar que dessa geminação entre a CMSV e Câmara de Angra do Heroísmo resultou na participação do grupo “Dona Nene e amigos” no Carnaval 2015 em São Vicente. Segundo Humberto Lélis, o grupo já tem programado numa nova participação na próxima festa do Rei Momo.
Iluminação começa amanhã
A iluminação natalícia é outro dos assuntos abordados pelo vereador. Esta parte das comemorações da época festiva que todos anos traz mais brilho à cidade do Mindelo, em 2015 está um pouco atrasada, mas como adianta Lélis, o seu início vai ser nesta quarta-feira e prevê-se a conclusão até o fim-de-semana.
Como habitualmente, está programado ainda o fogo-de-artifício da meia-noite, a que se segue a festa popular da Rua d´Lisboa com a actuação de grupos locais e mais um grupo estrangeiro vindo de Portugal que Humberto Lélis não quis avançar o nome. “Sabem que já tivemos problemas anteriormente em que anunciamos e depois não foi possível o grupo estar aqui. Por isso estamos a trabalhar para dessa vez não haver nenhum constrangimento”, salienta referindo ao episódio acontecido em 2014 com o grupo Calcinha Preta, do Brasil.
Contam ainda da programação de actividades, que também estão enquadrados nas comemorações do dia do município de São Vicente, assinalado a 22 de janeiro, a atribuição do prémio do bairro mais limpo e iluminado da cidade. A CMSV cumpre uma vasta agenda social de Natal, com festas para idosos e crianças de várias zonas da cidade.

PUB

PUB

PUB

To Top