PUB

Mundo

Presidente Jammeh proclama Gâmbia como “Estado islâmico”

O Presidente da Gâmbia, Al Hadji Yahya Jammeh, declarou esta república africana como um “Estado islâmico”, divulgou a Presidência do país na Internet.
“O destino da Gâmbia está nas mãos de Deus Todo Poderoso Alá. A partir de hoje, a Gâmbia é um Estado islâmico. Seremos um Estado islâmico que respeita os direitos dos cidadãos”, diz o texto, que surge acompanhado por uma imagem de Jammeh vestido com uma jilaba e um chapéu branco, segurando um rosário e um exemplar do Corão.
Desde que chegou ao poder em 1994, Jammeh tem-se caracterizado por repetidas declarações de adesão à fé islâmica, da qual é praticante.
O Presidente Yahya Jammeh conduz com mão de ferro o país desde que assumiu o poder, num golpe há mais de 20 anos, e o seu regime foi acusado de graves violações dos Direitos Humanos.
Jammeh é também conhecido pela agressividade contra os homossexuais, que chegou a descrever como “vermes” e relacionando-os com doenças como a lepra, a tuberculose e a gonorreia.
A Gâmbia está rodeada pelo Senegal e por 80 quilómetros de costa com o Oceano Atlântico, sendo o país mais pequeno da África continental.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top