PUB

Política

Presidente da República participa na Cimeira China/África

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, desloca-se esta quarta-feira à África do Sul para participar na Cimeira China-África (FOCAC), sobre o tema “África-China Progredindo Juntos: Uma cooperação de ganhos mútuos para um desenvolvimento comum”.
Segundo fonte da Presidência da República, os objetivos do FOCAC, que decorre nos dias 04 e 05 deste mês, consistem em consultas recíprocas, melhoria do diálogo, alargamento do consenso nas mais diversas matérias, fortalecimento da amizade e promoção da cooperação.
As principais áreas de cooperação que serão discutidas nessa Cimeira vão desde a Cooperação económica, Integração, Industrialização, Saúde, Erradicação da pobreza Paz e Segurança na África.
O Governo Chinês, lembra a mesma fonte, já fez saber que vai anunciar a disponibilização de “avultados montantes” para continuar a apoiar o desenvolvimento dos países africanos, num novo modelo de cooperação e o mesmo será anunciado durante a Cimeira que ora se realiza.
“Esta Cimeira reveste-se de grande importância para Cabo Verde, tendo, por um lado as relações históricas e de cooperação existentes entre Cabo Verde e China e, por outro lado, um conjunto de projectos que serão introduzidos”, acrescenta a fonte.
À margem da Cimeira, o Chefe de Estado cabo-verdiano terá vários encontros bilaterais com os seus homólogos e chefes de Governo, de salientar o encontro com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
Haverá igualmente um programa à margem da Cimeira que contempla, também, um banquete de boas vindas onde o Chefe de Estado de Cabo Verde é convidado, juntamente com vários outros chefes de Estado e de Governo africanos.
Do programa consta ainda o Diálogo de alto nível entre líderes africanos e chineses representativos do sector empresarial, a 5ª Conferência de empresários africanos e chineses, a Exposição fotográfica sobre os resultados da FOCAC, bem como exibições de vários produtos chineses e africanos, terminando, assim, com um vento cultural para assinalar o encerramento do Ano da China na República da África do Sul.
O Presidente da República será acompanhado, entre colaboradores e diplomatas, pelo ministro das Relações Exteriores, Jorge Tolentino e pela embaixadora de Cabo Verde em Pequim, Tânia Romualdo.

PUB

PUB

PUB

To Top