PUB

Cultura

Festa do milho: Poilão retorna com cartaz apetitoso

A barragem de Poilão, em São Lourenço dos Órgãos, prepara uma “mega festa do milho” para comemorar a boa ‘azágua’ deste ano, no domingo, 1 de Novembro. O festival, que no ano passado foi cancelado por causa da seca, promete muita fartura, música e regata. E aproveita para avisar que a “festa do milho” é uma marca exclusiva sua. Os outros que arranjem outra denominação para as suas festas.

Com a chuva farta deste ano, a “festa do milho” promete ser memorável na barragem do Poilão. De acordo com o Lourentino Andrade, assessor do edil São Lourenço dos Órgãos, a festa vai acontecer para quem quiser aparecer, desde logo, porque a entrada é grátis.

“No ano passado não realizamos o festival por causa da seca, mas este ano a festa vai ser rija e com entrada grátis”, diz. “Vai haver festival de música (como Nhelas, Edson Dany, Bob Mascarenhas, Ivanilson), com gastronomia baseada no milho, exposição, feira de artesanato”.

O retorno à velha modalidade, sem pagamento à entrada, segundo a mesma fonte, foi escolhido porque nos dois anos em que foi adoptado isso não deu grandes receitas. “Queremos fazer um festival para atrair mais pessoas”, diz. “Havendo mais gente o retorno do investimento acaba por acontecer de outra forma, com mais resultados práticos”.

Marca registada

Com a boa ‘azágua’ deste ano, vários outros concelhos, também eles possuidores de barragens, pretendem também fazer a sua “festa do milho”. Mas São Lourenço dos Órgãos alerta que quem quiser fazer festa semelhante à do Poilão que adopte outra denominação. “Com a chuva deste ano, ao que tudo indica, a produção de milho vai ser muito boa. A única coisa que dizemos é que a marca ‘festa do milho’ é nossa e dela não abrimos mão”, avisa Lourentino Andrade. 

PUB

PUB

PUB

To Top