PUB

Política

Cabo Verde participa na reunião de ministros e altos representantes da ACP

Uma delegação chefiada pelo embaixador de Cabo Verde em Bruxelas, Jorge Borges, representa o arquipélago na reunião de ministros e altos representantes de países ACP – África, Caraíbas e Pacífico.
Nesta reunião de dois dias, que decorre em Bruxelas, serão lançadas as bases para a preparação da 10.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, a ser realizada em Nairobi, Quénia, de 15 a 18 de dezembro.
Sob a presidência do ministro do Comércio e Indústria do Lesoto, Joshua Setipa, os ministros dos países ACP deverão aprovar uma declaração conjunta para a 10.ª Conferência Ministerial da OMC, bem como decidir a estratégia para a participação do grupo ACP na conferência.
Questões-chave de preocupação para o grupo ACP incluem temas relacionados à agenda de desenvolvimento, a agricultura, o acesso ao mercado de bens não agrícolas (NAMA) e as disposições adequadas para os Países Menos Desenvolvidos (PMD) e os Pequenos Países com Economias Vulneráveis.
A reunião dos ministros do Comércio ACP será precedida por um encontro dos altos funcionários do comércio e representantes dos países, incluindo os embaixadores dos países ACP residentes em Genebra, a maioria dos quais têm responsabilidades de coordenação e são pontos focais para vários temas-chave da OMC.

PUB

PUB

PUB

To Top