PUB

Economia

Preços da oferta turística aumentam 3,7% no terceiro trimestre 2015

Os preços da oferta turística de Cabo Verde aumentaram 3,7% no terceiro trimestre de 2015, comparativamente ao trimestre anterior.
Os dados são do INE de Cabo Verde e dizem respeito ao índice de preços turísticos (IPT). Assim, no terceiro trimestre de 2015 a taxa de variação homóloga registada pelo IPT foi de 3,7%, registando um aumento de 3,2 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado no trimestre anterior.
A variação trimestral observada no terceiro trimestre de 2015 foi de 9,1 %, superior em 16,8 p.p. ao valor registado no trimestre anterior (-7,7%), que é, segundo o INE, o reflexo do padrão de sazonalidade deste indicador.
A classe Hotéis Cafés e Restaurantes (no IPT actual restrita apenas aos serviços de alojamento) apresentou uma variação homóloga de 3,7%, correspondente a 3,2 p.p. acima da que se verificou no trimestre anterior. O seu peso no IPT Total, determina em grande parte o movimento do IPT.
Já o nível de preços da classe Transportes manteve-se constante em relação ao trimestre homólogo.
Já em relação à variação trimestral, a taxa de variação no trimestre em análise é 9,1%, nível superior ao registado no trimestre anterior que era de -7,7%.
Esse aumento foi resultado de comportamentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência em Agosto.
De acordo com a mesma fonte, a variação neste trimestre revela aumentos significativos nos preços dos serviços de “Alojamento”, com particular incidência nos Hotéis que, pela sua importância relativa na despesa turística, foram determinantes para o resultado do IPT total.
Nos restantes serviços de Alojamento registou-se quebra ou estagnação.
Segundo os dados do INE, em particular, os perfis dos índices calculados para o Sal e para a Boavista são determinantes do perfil que se observa no IPT nacional.
Por fim, a nível regional, registou-se variação em cadeia trimestral negativa nas ilhas de S. Vicente (-1,9%) e Santiago (-1,2%) e variação positiva nas ilhas da Boa Vista (14,8%) e do Sal (5,5%). Já Santo Antão manteve o nível de preços do trimestre anterior e Boa Vista foi a ilha com maior variação positiva do IPT

PUB

PUB

PUB

To Top