PUB

Maio

Maio: Munícipes embelezam ruas com pneus usados

Os moradores de Morrinho decidiram juntar-se e ornamentar, com pneus decorativos, as ruas dessa localidade do interior da ilha do Maio. A iniciativa visa tornar útil os pneus usados, até aqui, focos de mosquitos na época das chuvas.
A mentora do projecto, Marta dos Reis, explicou ao A NAÇÃO que a ideia surgiu da simples necessidade de proteger as plantas ornamentais existentes nas ruas da pacata localidade de Morrinho.
“A nossa comunidade é bem organizada e as casas estão todas bem alinhadas; há muitas plantas nas ruas que estavam um pouco maltratadas com sinais de stress hídrico. Por isso, o grupo de jovens ‘Filhos de Nha Santana e São Joaquim’, afectos à igreja católica, moradores locais e professores, juntos, decidimos cuidar das plantas existentes, embelezando ao mesmo tempo as ruas e os arredores das nossas casas. Tudo no sentido de dar à zona um outro aspecto, acabando com o cinzento existente”.
Marta avança ainda que, movidos pelo desejo de ver Morrinho limpo, colorido e longe de focos de doenças vectoriais, o grupo decidiu lançar mãos à obra e pedir apoio juntos das entidades públicas e empresas privadas na ilha.
“Em parceria com a SITA, que nos ofereceu 15 litros de diversas cores de tinta e matérias para a pintura, a Câmara Municipal que também nos deu a mesma quantidade em tintas, a delegação do Ministério do Desenvolvente Rural, por seu turno, ofereceu-nos plantas, e outras pessoas individuais e amigas que ofereceram madeira para a bancada de uma praceta e carros para transporte dos materiais”.
De acordo com Marta dos Reis, graças aos apoios mobilizados e trabalhos efectuados, Morrinho apresenta agora um outro aspecto. “Os pneus recolhidos foram todos trabalhados em forma de tartaruga, de seguida colocados à volta das plantas que estão em frente das casas, nos arredores das escolas, jardim infantil e igreja. Tudo para sensibilizar as crianças, e não só, para a necessidade de proteger essa espécie”.
Conforme a mesma fonte, actualmente, todas as pessoas que visitam Morrinho ficam encantadas com o trabalho realizado, havendo quem demostre a vontade de levar o projecto para os seus bairros. “Morrinho está a servir de exemplo para outras localidades da ilha. Queremos que todos os pneus usados, no Maio, sejam reciclados e tornados úteis, até porque um pneu demora cerca de 600 anos ou mais a decompor-se no meio ambiente. Felizmente, em Morrinho, já não há pneus abandonados e isso é um bom sinal. Queremos que em toda ilha e nas restantes ilhas do nosso arquipélago seja assim também”, finaliza.
 

PUB

PUB

PUB

To Top