PUB

Sociedade

IGT quer colocar ‘Dia Mundial do Trabalho Decente’ na agenda do país

O Inspector-geral do Trabalho, João Carvalho, quer que o Dia Mundial do Trabalho Decente, que se comemora a 7 de Outubro, tenha maior significância no seio dos trabalhadores, sindicatos e entidade patronal.
“Esta é uma data comemorada no mundo inteiro e que a Inspecção Geral do Trabalho pretende trazer para a agenda nacional do grandes eventos a se realizar em Cabo Verde, como momento  de reflexão, apropriação alargada de oportunidades e partilha das boas práticas a nível internacional e nacional, para a promoção do trabalho cada vez mais seguro, saudável e digno, permitindo assim uma progressão económica e social sustentável”, afirmou João Carvalho.
Este ano, a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) realiza, esta quarta-feira, a “Conferencia Nacional para o Trabalho Digno” na ilha do Sal.
De acordo com João Carvalho, Cabo Verde está num patamar aceitável, pela Organização Internacional d Trabalho (OIT) neste quesito, cumprindo os pontos fundamentais do trabalho decente. “Acredito que Cabo Verde está a fazer o seu percurso para a promoção do trabalho decente em Cabo Verde, apresentando ganhos significativos e reconhecidos pela própria OIT, sendo inclusive citado várias vezes como um exemplo a se seguir quanto a matéria é o alargamento da cobertura social aos grupos ditos excluídos e não só”, afirmou o inspector-geral dando como exemplo a implementação do salário mínimo “e de toda a política levada a cabo no que se diz respeito a promoção do empreendedorismos, para além de outros projectos de que não me cabe aqui citar”.
O Dia Mundial do Trabalho Decente foi criado em 1999, pela OIT, como uma resposta aos desafios da globalização e os déficits das políticas em matéria de crescimento e do empreg. CG
 

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top