PUB

Cultura

Totinho a solo pela primeira vez no Mindelo

O músico Totinho (António Fernandes) vai apresentar-se, pela primeira vez, num concerto a solo em Mindelo, São Vicente, esta sexta-feira, 18, no Hotel Porto Grande.
Segundo a nota de imprensa enviada à nossa redacção, Totinho faz este solo, 18 anos depois da sua caminhada junto com Cesária Évora (falecida em 2011).
Os mindelenses vão poder apreciar o seu mais recente álbum “Nha homenagem” nesta apresentação de Totinho. “Uma mistura de mornas e coladeiras interpretadas de maneira inédita por um dos protagonistas da história da música de Cabo Verde”, diz na nota.
Os bilhetes para o concerto já estão à venda em alguns pontos do Mindelo.
Totinho nasceu na cidade da Praia em 1964. Fiel saxofonista de Cesária Évora, viajou pelos quatro cantos do mundo junto com a “Diva dos pés descalços”, a partir de 1997 até data do passamento da cantora.
“Dito isto, a identificação é imediata. Não haverá quem tenha assistido a um espectáculo de Cesária Évora que não guarde também na memória o saxofonista que, para além de uma enorme cumplicidade com a cantora, provava em cada palco ser dono de um talento inesgotável”.
Recorde-se que os primeiros contactos com a música surgiu nas latas velhas, e depois começou a aprender tocar flauta. Aos 16 anos tornou-se aluno de saxofone na escola dirigida por Clarinete, cujos ensinamentos e influência o acompanhariam para sempre.
Já acompanhou músicos como Zeca de Nha Reinalda ou Abel Djassi. Em 1990 foi convidado a integrar “Tubarões”. Ao longo da sua vida, participou em vários álbuns
Como “Café Atlântico” (1999), “Nha Sentimento” (2009), e em trabalhos de Ildo Lobo, Fantcha, Teófilo Chantre, Tó Alves, Lura, Neusa. Também já acompanhou em concertos ao vivo, Mayra Andrade, Tito Paris, Tcheka, Mirri Lobo, Nancy Vieira e Bonga.
Em 2002, com produção da Lusáfrica, edita o primeiro trabalho a solo, “Sentimental”.
Após o passamento de Cesária Évora, Totinho decide retomar a carreira a solo e lança, numa edição independente, o albúm “Nha Homenagem” (2012), produzido nos Estados Unidos por Djim Job e Kalu Monteiro.  CG

PUB

PUB

PUB

To Top