PUB

Desporto

Qualificação CAN 2017: Líbia recebe Cabo Verde sem público

Os “Tubarões Azuis” entram em campo, este domingo, 6, contra a selecção da Líbia, no jogo a contar para a segunda jornada do grupo F, de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2017). A lista de convocados pelo selecionador nacional, Rui Águas, trouxe duas novidades: o capitão Marco Soares e o avançado Zé Luís.
A Selecção Cabo-Verdiana de Futebol joga contra a Líbia no próximo domingo, 6, pelas 17 horas, no Cairo (Egipto), no segundo jogo do grupo F, de qualificação para o CAN’2017. O jogo realiza-se a portas fechada, primeiramente, porque os jogos no Egipto estão interditos, por questões de segurança, e, também, porque a Líbia passa por um período de guerra civil. Logo, permitir a entrada de adeptos constituiria um “alto risco”, que as autoridades do futebol africano preferiram não correr.
A Confederação Africana de Futebol (CAF) destacou uma equipa de arbitragem da Argélia, liderada por Mustapha Ghorbal, e composta, ainda, pelos árbitros assistentes Brahim El Hamlaoui Sid Ali, Mokrane Gourari, e Redouane Necib.
CONVOCADOS
Do leque de jogadores destacados pelo “mister” Águas, entre as presenças habituais, há o regresso do herdeiro da braçadeira de capitão, Marco Soares, mas, também, o regresso do avançado Zé Luís. Marco Soares, actualmente joga no AEL Limassol do Chipre, e Zé Luís rumou, esta época, para o campeonato russo, onde milita no Spartak de Moscovo.
Apesar do actual estatuto de capitão de Marco Soares na Selecção, nos últimos confrontos, tinha ficado de fora dos convocados de Rui Águas, primeiramente, para o último CAN, por não se ter recuperado a tempo de uma lesão, e, já contra São Tomé e Principe (7 x 1), por não se encontrar comprometido com qualquer clube.
Para este confronto no Cairo, figuram, também, os nomes de Kevin (Nacional/Portugal) e Vozinha (Zimbu/Moldávia), como guarda-redes; os defesas: Jeffrey Fortes (Dordrecht/Holanda), Kay (Craiova/Roménia), Steven (Le Havre/França), Fernando Varela (Steaua/Roménia) e Carlitos (Iraklis/Grécia); os médios: Calu (Zimbru/Moldávia), Semedo (Feirense/Portugal), Sténio (Cherno More/Bulgária), Nuno Rocha (Craiova/Roménia), Babanco (Estoril/Portugal), Tom (Oriental/Portugal) e ainda os avançados: Garry (PAOK/Grécia), Ryan (Lille/França), Heldon (Rio Ave/Portugal), Brito (Recreativo Libolo/Angola), Djaniny (Santos Laguna/México).
REGISTOS
Cabo Verde vem de uma vitória histórica sobre a congénere de São Tomé e Príncipe, por 7x 1, na partida da primeira jornada do Grupo F, realizada no Estádio Nacional, na cidade da Praia, no dia 13 de Junho. Já a Líbia perdeu por 1 x 0, na sua deslocação ao Marrocos, no mesmo dia. Portanto, neste momento, Cabo Verde e Marrocos lideram o grupo F, com três pontos cada, ao passo que São Tomé e Príncipe e a Líbia não somam nenhum ponto.
Para a próxima edição da CAN, apenas uma equipa em cada grupo irá apurar-se. Portanto, urge que Cabo Verde some o máximo de pontos, tendo em conta que Rui Águas apontou  Marrocos como um dos favoritos do grupo.
Para esta operação, os “Tubarões Azuis” concentraram-se, no passado domingo, 30 de Agosto, no Complexo Desportivo do Jamor, em Portugal, lugar que, segundo Rui Águas, “facilita a preparação dos jogadores”. Aí o grupo permanece até hoje, quinta-feira, altura em que parte para o compromisso no Egipto…com o combinado da Líbia.
Jason Fortes

PUB

PUB

PUB

To Top