PUB

Economia

Turismo contribui com cerca de 20% para o PIB

O turismo contribuiu 20,04 por cento (%) para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo os dados apresentados na manhã desta sexta-feira, 4, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este sector, contribuiu para uma média de 36 mil postos de trabalho, movimentando 27,6 milhões de escudos, correspondente a 18,71% da economia de Cabo Verde.
“O peso que o turismo tem na economia cabo-verdiana ronda os 19 (2011) a 21.04%, (2014)”, afirmou António Duarte, presidente do INE.
Os resultados avançados pelas primeira edição das Contas Satélites Turismo em Cabo Verde  (CSTCV), mostram ainda que o sector dos transportes, principalmente o aéreo, “tem maior peso na estrutura do PIB ao nível de Cabo Verde”.
Como avançam os dados da CSTCV, as actividades características do turismo que criam mais postos de trabalho são: transportes de passageiros (37%), serviços de alojamento (25%), restaurantes e similares (19%).
Ainda, segundo o presidente do INE, este estudo constava de uma reivindicação que tinham estabelecido como prioritário, e que reúne muitos dados, sendo que não era possível ser realizado apenas com as contas nacionais.
Leonesa Fortes, ministra do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, congratulou-se com os resultados, mas adiantou que existem outros dados que apontam que a contribuição é “maior”.
“Estamos a falar, por exemplo, das contribuições das agências de viagem, dos restaurantes, dos transportes, e outros serviços que estão à volta do sector do turismo. Com este instrumento que estamos hoje a lançar com certeza Cabo Verde está a servir investimentos fundamentais e que estão em conformidade com a Organização da Mundial do Turismo”, afirmou a ministra.
Já para José Miguel De Lara, representante da Espanha, um dos parceiros do INE, os dados apresentados na manhã desta sexta-feira, é de importância estratégica, pois todos conhecem o peso do turismo na economia de Cabo Verde. “O turismo é um sector chave para o presente, mas também para o futuro de Cabo Verde”. CG
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top