PUB

Política

Agricultores de Santo Antão festejam entrada em vigor da lei do grogue

Agricultores e produtores de grogue, em Santo Antão, reúnem-se esta quarta-feira, 12, no Centro Agrícola de Afonso Martinho, para festejarem a entrada em vigor da lei que regula a produção do grogue em Cabo Verde.
António Carente Pires, um dos mentores do projecto de valorização do grogue, VAGROG, disse à Inforpress que essa lei tem sido “desejada há já muito tempo” e surgiu “da iniciativa dos produtores de grogue da ilha de Santo Antão”, tendo em conta “os desmandos que provocaram a desvalorização da produção agrícola da ilha”.
Segundo este responsável, o consumo de aguardentes de má qualidade têm vindo a criar problemas ligados à saúde, além de ter um efeito perverso na economia da ilha.
Para António Carente, a entrada em vigor dessa lei vai inaugurar “uma nova era na agricultura” em Santo Antão, já que a agricultura estava numa situação difícil devido à desvalorização dos produtos da ilha, em particular, o grogue, como consequência da adulteração que se vinha fazendo com a utilização do açúcar e de outros produtos.
A expectativa é, segundo António Carente, que a entrada dessa lei potencie o crescimento na ilha e permita acrescentar valor aos produtos locais, além de prevenir os problemas de saúde criados pelo consumo de aguardentes de má qualidade.
António Carente anunciou que o encontro contará com a presença da ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes.
Fonte: Inforrpress

PUB

PUB

PUB

To Top