PUB

Cultura

Juventude em Marcha é prémio Mérito Excelência e João Lopes Filho Investigação

O grupo de teatro de Santo Antão venceu o prémio de Mérito Excelência na primeira edição da Gala “Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano”, enquanto o investigador João Lopes Filho ficou com o galardão do prémio Investigação. Daniel Almeida, do A NAÇÃO, foi um dos jornalistas contemplados também.
Juventude em Marcha e João Lopes Filho, que não haviam sido nomeados em nenhuma categoria, disseram que não estavam à espera, mas agradeceram as distinções. “Este prémio é fruto de um trabalho que fazemos há 31 anos”, afirmou César Lélis do grupo de teatro de Santo Antão.
João Lopes Filho dedicou o prémio ao pai que incutiu nele o gosto pela leitura e investigação. “Foi uma surpresa agradável. Dediquei uma vida à investigação mas tenho incentivado pessoas para ingressarem nesta área. A minha missão não é só estudar Cabo Verde, sua gente e cultura, mas também deixar uma semente para quando terminar a minha função para ter seguimento”.
Esta primeira edição da gala iniciou faltava pouco para as 23 horas com uma fusão do ballet e da música tradicional, e Nancy Vieira no comando do palco, tanto na música como na apresentação.
Assim que a noite foi seguindo, os premiados foram sendo revelados. Na categoria Solidariedade, o galarão foi para Verdefam (Associação para a protecção da família). Voluntariado foi para São Vicente, neste caso a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Ponta d’Pom; Diáspora, para Maria Celeste Correia; a Moda, Alécia Morais; Empresarial, Marisa Lopes Pina, que tinha um hotel/restaurante em Chã das Caldeiras e foi afectado pela erupção; Cultura, Germano Almeida; e Desporto, para os “bravos” Tubarões Azuis (selecção nacional de futebol).
Depois foi a vez de distinguir os melhores da comunicação social e o primeiro nome a subir ao palco foi o do jornalista Daniel Almeida (A NAÇÃO) que dedicou o prémio à família, aos colegas e à empresa para a qual trabalha. Na rádio, Carlos Santos foi o vencedor, e na televisão Marco Rocha.

PUB

PUB

PUB

To Top