PUB

Política

5 de Julho: Comemorações iniciam com inauguração e terminam com desfile

As comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde, na cidade da Praia, iniciam este sábado, 4, com a inauguração da Avenida que dá acesso ao aeroporto internacional, que ganha assim o nome do primeiro Presidente da República, Aristides Pereira.
O programa oficial das actividades centrais das festividades de 5 de Julho, Dia da Independência de Cabo Verde, foi divulgado quarta-feira pelo Governo e foi criado por uma Comissão especial criada para o efeito.
Mais tarde, a capital do país poderá assistir à “Velada Cultural” no largo do Estádio da Várzea com actuação do Ballet Nacional e Danças das ilhas, Orquestra Nacional e cantores das ilhas, Orfeão da Praia e logo de seguida marca-se a passagem do dia 4 para 5 de Julho com fogo de artifício.
No início do dia da independência será a vez de uma homenagem póstuma a alguns compositores do antes e pós independência, desta feita na praia da Gamboa, que através das suas músicas de intervenção e revolucionária, faziam passar a mensagem sobre a repreensão, as mazelas sociais, ao mesmo tempo que chamavam o povo para uma participação mais punjante na luta pela liberdade de Cabo Verde.
O evento cultural termina  “até ao raiar do sol”, sugere o programa oficial, com um desfile de Dj’s, também no areal da Gamboa.
A coroação de flores no Memorial Amílcar Cabral acontece às nove horas ao mesmo tempo que a sessão solene na Assembleia Nacional.
O Governo de Cabo Verde disponibilizou 10 mil contos para as comemorações, e o programa mais alargado abrange as nove ilhas habitadas mais a diáspora, com conferências, debates, sessões musicais, homenagens, entre outros. CG

PUB

PUB

PUB

To Top