PUB

Economia

PIB aumenta 1% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 1 por cento em volume (%), em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2015, segundo os dados das Contas Nacionais reveladas esta terça-feira, 30, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Os resultados mostram um abrandamento do ritmo de crescimento da economia nacional, situando-se em 1,0%, quando, no mesmo período do ano anterior era de 4,8%.
Ainda segundo o INE, esta evolução é resultado da diminuição do Valor Acrescentado Bruto (VAB) nas sectores da agricultura (-15% para -13%), comércio (7,5% para -14,3%), imobiliária e outros serviços (4,5% para 1%), serviços às empresas (32,2% para 6,5%) e Administração Pública (5,5% para 1,4%) e principalmente do abrandamento registado na actividade de construção (de 13,4% para 6,4%).
As contribuições positivas mais expressivas, em relação ao mesmo período homólogo, ocorreram nas actividades de construção, alojamento e restauração e também nos impostos líquidos de subsídios sobre produtos. Por outro lado, as contribuições negativas mais significativas foram registadas nas actividades de agricultura e comércio.

PUB

PUB

PUB

To Top