PUB

Talento

Ledo Pontes, entre a medicina e a arte

José Manuel Ledo Pontes da Rosa, 39, ou simplesmente Ledo Pontes, como é conhecido, é médico, perito em medicina legal, delegado da Saúde em São Filipe, ilha do Fogo. Especialista em educação profissional na saúde, também é artista plástico. Um artista plástico com preocupação ambiental.
Nasceu em Ponta Verde, Fogo, mas foi na cidade da Praia que Ledo Pontes fez os estudos primários e iniciou os secundários, que acabou por concluir em Cuba, país onde chegou com 14 anos. Concluiu o liceu na Ilha da Juventude e licenciou-se em medicina em Camaguey.
Em Cabo Verde, após 13 anos de ausência, Ledo Pontes começou a sua integração na cidade da Praia, seguindo depois como clínico geral nos Mosteiros. Em 2004 tornou-se delegado de saúde daquele município e, em 2008, ganhou uma bolsa de estudos que lhe permitiu fazer a especialização em medicina legal, na Universidade de Coimbra, tornando-se no primeiro médico legista no país.
De novo em Cabo Verde, Ledo foi colocado em São Vicente como médico legista para as ilhas de Barlavento e após, um ano e meio naquela região, regressa aos Mosteiros, onde acaba por ser nomeado delegado da Saúde.
A par da medicina, Ledo Pontes viu na arte a sua segunda paixão, com enfâse para questões de ambiente, por via da reciclagem de pneus. Este “despertar” aconteceu em 2010, altura em que estando no Brasil, numa outra formação, viu um homem a fazer arte com esse tipo de material. Nos Mosteiros, reuniu dois amigos e criaram a fundação “Amigos do Ambiente” para trabalhar com reciclagem de pneus. Para Ledo Pontes, mais do que fazer arte, transformar “lixo em luxo” é acima de tudo uma responsabilidade social.
JN
 

PUB

PUB

PUB

To Top