PUB

Política

PAICV tenta Vera Almeida para Paul

O PAICV tenta convencer Vera Almeida, derrotada por António Aleixo (MpD) nas autárquicas de 2012, a encarar o desafio de encabeçar a lista do PAICV por Paul. Almeida é o nome consensual para as municipais de 2016, mas também aparece como forte candidata a entrar na lista tambarina para as legislativas em Santo Antão.
Presidente da Câmara Municipal do Paul de 2008 a 2012, Vera Almeida está disposta, segundo fonte do PAICV, a voltar para a disputa no concelho que a viu nascer. Mas, ao que tudo indica, estará mais próxima de entrar na lista do PAICV para as legislativas de 2016 do que retornar à corrida autárquica.
Se for esse quadro que se desenhar, Vera Almeida será o primeiro elemento do Paul na lista do partido no poder para as eleições gerais, deixando para o deputado da nação Joselito Fonseca a incumbência autárquica. O tempo dirá, entretanto, como posicionar esses dois quadros do PAICV.
Mas, o certo é que se um avançar para as legislativas, o outro assume as rédeas das autárquicas no Paul, onde o nome do jurista e antigo ministro Ilídio Cruz perde força como possível candidato a uma das duas vagas.
CARLOS DELGADO ENCABEÇA SANTO ANTÃO
Nessa fase de definição, o PAICV estará muito próximo de confirmar o deputado da nação e presidente da Comissão Política Regional em Santo Antão como cabeça de lista do partido para aquela ilha nas legislativas de 2016. Mesmo tendo apoiado Felisberto Vieira nas eleições internas, o desempenho de Delgado à frente do PAICV na “Ilha das Montanhas” terá convencido a liderança de Janira Hopffer Almada de que constitui o nome certo para comandar o barco.
Fonte próxima da presidente do PAICV diz mesmo  que só uma reviravolta, ou algo extraordinário, poderia tirar essa vaga a Carlos Delgado, que deverá ser secundado pela ministra Leonesa Fortes, a representar a Ribeira Grande, sendo Vera Almeida ou Joselito Fonseca os cotados para dar a cara por Paul.
Entretanto, antes de anunciar os nomes, o PAICV tem feito reuniões com os militantes e dirigentes de cada sector para não só passar informações sobre os caminhos delineados pela actual liderança, mas também auscultar quem está no terreno. No passado fim de semana, o secretário-geral, João do Carmo, esteve reunido com os dirigentes no Paul, e,  nas próximas semanas, deslocar-se-á ao concelho da Ribeira Grande.

PUB

PUB

PUB

To Top