PUB

Cultura

Ex-alunos criam associação para dinamizar projecto “Uma estátua a Nhô Roque”

A “Associação Monumento a Nhô Roque” (AMNA) acaba de ser criada por antigos alunos de António Aurélio Gonçalves, escritor e professor, em Mindelo, São Vicente.
O grupo de pessoas, que forma agora a associação, pretende, há já algum tempo, erguer uma estátua em homenagem aquela figura “maior” do ensino em São Vicente e que deu um “imenso” contributo na literatura cabo-verdiana.
Segundo o grupo, o propósito é  juntar a esta iniciativa todas as pessoas que reconhecem a dimensão “e o papel deste mestre de sucessivas gerações dos cabo-verdianos”.
A estátua pretende ser erigida na Pracinha Nhô Roque, fazendo assim uma homenagem devida a “esta figura cimeira da cultura cabo-verdiana, que é carinhosamente venerado pela originalidade de uma obra, pela profundidade do seu saber e pelas suas qualidades humanas, de que se destacavam a simplicidade, a afabilidade e a generosidade”.
O projecto foi oficialmente lançado esta sexta-feira, 22, em Mindelo, no Paços do Conselho, onde também foi apresentado o esboço da estátua onde mostra-se Nhô Roque sentado a ler um livro, completada com um pequeno cais que vai entrar dentro do mar cerca de dois metros..
A estátua terá 1,90 metro e 3,5 de comprimento e será utilizado vinte toneladas de pedra de São Vicente e São Nicolau.
A 30 de Setembro deste ano (2015) completa-se 31 anos sobre o passamento de Nhô Roque, que faleceu depois de ter sofrido um atropelamento. CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top