PUB

Economia

Economia tem crescido “abaixo do seu potencial” – MpD

O MpD considera que o Grupo de Ajuda Orçamental (GAO), na sua recente missão de avaliação a Cabo Verde, acabou por confirmar, “em síntese”, que o potencial de crescimento da economia cabo-verdiana “reduziu-se” e que, mesmo assim, o arquipélago tem crescido “abaixo do seu potencial”.
O vice-presidente do MpD disse esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que o Governo, em exclusivo, é o responsável pel0 “mau” ambiente de negócios no país.
“A economia cabo-verdiana tem colocado mais de 140 mil cabo-verdianos no desemprego e subemprego. 65 por cento da população activa. São mais de 130 mil cabo-verdianos a viver com menos de 130 escudos por dia. O rendimento disponível das famílias diminuiu, as desigualdades sociais e as assimetrias regionais aumentaram”, realçou.
Para Olavo Correia, a economia tem crescido “abaixo do seu potencial” acompanhado de “deflação e desequilíbrios macroeconómicos, com uma dívida pública directa e indirecta excessiva a atingir os 130 % do Produto Interno Bruto (PIB)”.
Para o MpD, são necessárias novas políticas e novos protagonistas. “Só assim será possível garantir um crescimento económico inclusivo e sustentado, o aumento do emprego e do emprego de qualidade, a coesão social e a prosperidade partilhada por todos”.

PUB

PUB

PUB

To Top