PUB

Economia

Ligação marítima ente Cabo Verde e Senegal prevista para Julho com o navio “Diogue”

As autoridades cabo-verdianas e senegalesas estão a negociar, para o próximo mês de Julho, a abertura de uma linha marítima entre Cabo Verde e Senegal, através do navio “Diogue”, da agência marítima COSAMA.
Em declarações à Inforpress, o vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), Gil Évora, confirmou que, neste momento, estão a ser discutidas as questões essenciais para a concretização desta operação.
“Já recebemos a proposta do barco e vamos discutir este assunto na sexta-feira durante a reunião do conselho directivo”, informou Gil Évora.
Em Abril último, o responsável da COSAMA, Abdou Salam Kane, esteve em Cabo Verde no âmbito da visita do ministro das Pescas e Economia Marítima do Senegal, Oumar Gueye, e disse que o navio fará pelo menos duas viagens por mês.
Na primeira deslocação a Cabo Verde, o barco transportará cimento para a construção civil, aguardando-se a manifestação de interesse para o transporte de crustáceos, produtos agrícolas e frutas, avançou o empresário.
Os ministros das Pescas e da Economia Marítima do Senegal e de Cabo Verde aprovaram, em Abril deste ano, um memorando de entendimento sobre o transporte marítimo entre os dois países.
Oumar Gueye e Sara Lopes rubricaram também um documento que visa promover e desenvolver as trocas comerciais e as relações económicas e empresariais entre os dois países.
As duas partes, cuja cooperação na área das pescas data de Março de 1985, assinaram também um protocolo adicional ao acordo de cooperação pesqueira, visando reforçar a parceria na área do controlo sanitário e de certificação de produtos da pesca.
O protocolo prevê que o controlo sanitário e a certificação de produtos sejam realizados em conformidade com a regulamentação em vigor no Senegal e na União Europeia (UE) e o reforço da parceria contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top