PUB

Cultura

Gamboa homenageia Bitori Nha Bibinha e traz “Os Tubarões”

A 23ª edição do festival da Gamboa acontece, este ano, nos dias 15, 16 e 17 de Maio, em homenagem ao músico e compositor tradicional Bitori Nha Bibinha e também à gaita de Santiago.
A Câmara Municipal da Praia e a organização do certame, Harmonia Produções, Marius Produções e Ritmos Som e Eventos, apresentaram os outros nomes que irão marcar presença no Gamboa deste ano.
Para o primeiro dia irão subir ao palco, primeiro o colectivo de Dj’s Motafietbeatz, os Tubarões, que além de antigos integrantes, volta ao palco com novos elementos. Logo depois será a vez da presença dos homenageados da noite, Bitori Nha Bibinha (que tembém foi figura maior no AME-CV) e a gaita, instrumento musical tradicional da ilha de Santiago.
Os Rapaz 100 Juiz, vencedores dos prémios disco do ano e prémio Sapo Awards, irão pisar o Gamboa pela primeira vez, com o hip hop de intervenção. Depois será a vez do Elji  Beatzkilla, Mika Mendes, Atim feat Joceline e por fim os Ferro e Gaita.
Já no segundo dia, sobem ao palco o já anunciado sucesso europeu, o jovem belga Stromae, autor dos sucessos “Papaoutai”, “Alors on danse” e também do “Avé Cesária”, que fez em homenagem à Diva dos pés descalços. Mas antes da presença do belga, sobe ao palco o Dj Elmer Lopes, Ombre Zion do Senegal Tambou Combo do Haiti, Grace Évora, Lejemea, Tony Fika.
O terceiro dia, como é habitual, o espaço será reservado para as crianças e os jovens com o “Gamboinha” e “Gamboa Jovem”.
O festival da Gamboa está orçado em 20 mil contos, sendo 12 mil da parte da autarquia e o restante dos patrocinadores, e os bilhetes de entrada, com compra antecipada custam 300 escudos, já nos dias do festival sobe para 500 escudos.
Segundo a Câmara, o festival pode ser visto em transmissão online em live streaming na internet através do canal Muzika TV e possivelmente na RDP África. CG
 

PUB

PUB

PUB

To Top