PUB

Política

Cabo Verde e Nações Unidas rubricam hoje o Plano de Trabalho Anual ONE UN de 2015

O Governo e as Nações Unidas assinam hoje, na Cidade da Praia, o Plano de Trabalho Anual ONE UN de 2015 que visa contribuir para a consolidação do desenvolvimento sustentável, equitativo e integrado, e baseado na justiça social.
Segundo fonte do Ministério dos Relações Exteriores, este Plano, no montante inicial de cerca de 15,8 milhões de dólares (um milhão e quinhentos mil contos cabo-verdianos) e elaborado em sintonia com o Documento Estratégico de Crescimento e Redução da Pobreza (DECRPIII), é a operacionalização anual das respostas às prioridades de cooperação, identificadas no Quadro das Nações Unidas para a Assistência ao Desenvolvimento (UNDAF) de Cabo Verde para o período 2012-2016.
Centrado em torno de quatro eixos temáticos, a saber: Crescimento inclusivo e redução da pobreza; Consolidação das instituições, democracia e cidadania; Redução das disparidades e desigualdades e Sustentabilidade, ambiental, adaptação às mudanças climáticas; o Plano de Trabalho Anual ONE UN de 2015 visa contribuir para a consolidação do desenvolvimento sustentável, equitativo e integrado, e baseado na justiça social.
A sua assinatura, de acordo com a mesma fonte, traduz-se num marco e desafio de reforço de Cabo Verde em atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), e visa criar condições para que o arquipélago possa definir e acompanhar a agenda Pós-2015, e os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e seus indicadores.
É também uma resposta conjunta aos mais diversos desafios do país nos diferentes setores de desenvolvimento socioeconómico e estabilidade social de Cabo Verde, nomeadamente no sector da saúde, educação, proteção social e da criança, governação, justiça, paz e segurança.
Reforço institucional, cidadania, direitos humanos, género, emprego, juventude, indústrias criativas, sustentabilidade ambiental, economias verde e azul, eficiência energética, agricultura, pesca, segurança alimentar, migrações, urbanismo e segurança urbana, estatísticas, população, demografia são outros sectores a que o plano procura dar responde.
O Plano de Trabalho Anual ONE UN de 2015 representa assim, o esforço conjunto e o firme engajamento de 14 Agências das Nações Unidas presentes no UNDAF, em parceria com cerca de 80 instituições e organizações governamentais e não-governamentais nacionais, coordenadas e facilitadas numa parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e as Nações Unidas.
O documento é rubricado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Miranda, e a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas, Ulrika Richardson, às 11:30, no Auditório do MIREX.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top