PUB

Economia

Governo e BADEA assinam acordo de financiamento para projecto de água e saneamento

O Governo assinou hoje um acordo de financiamento no valor de 12 milhões de dólares com o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), destinado ao projecto de água e saneamento dos bairros da Cidade da Praia.
O acordo, de cerca de um milhão de contos, foi assinado pela ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, em representação do Governo e pelo director-geral do BADEA, Abdelaziz Khalef.
Além deste acordo de empréstimo a título concessional para financiamento do projecto de água e saneamento nos bairros periféricos da Cidade da Praia, o Governo e o BADEA assinaram também um protocolo de donativo no valor de 250 mil dólares (cerca de 25 mil contos) para assistência técnica à Enapor (empresa dos portos de Cabo Verde).
Na ocasião a ministra das Finanças e do Planeamento sublinhou que a assinatura dos dois acordos constitui um momento alto no relacionamento de Cabo Verde com o BADEA, que tem sido “um excelente parceiro” do Governo cabo-verdiano.
A ministra sublinhou também a importância estratégica desta parceria para “os sectores extremamente estruturantes para a agenda de transformação do país, nomeadamente os de ordenamento das bacias hidrográficas com o impacto muito grande na agricultura e agro-negócio”.
O BADEA, afirmou Cristina Duarte, tem também “uma forte” intervenção nas infra-estruturas de base, nomeadamente na construção de “escolas importantes” em Cabo Verde.
Cristina Duarte disse ainda que “a parceria que o Governo conseguiu estruturar com o BADEA no domínio da água e saneamento em Cabo Verde, um dos grandes constrangimentos à implementação da agenda de transformação do país, é de extrema importância” .
Por sua vez, o director-geral do BADEA destacou a importância deste financiamento na melhoria de qualidade de vida das populações dos bairros da Cidade da Praia.
O projecto vai melhorar as condições de saneamento e distribuição de água para as populações das zonas periféricas da Cidade da Praia, contribuindo para uma melhoria substancial das condições de vida da população e à protecção ambiental, sublinhou Abdelaziz Khalef.
Achadinha, Lém Cachorro, Achadinha Pires, Calabaceira, São Pedro Latada, Ponta D’Água, Castelão, Coqueiro, Achada Mato, Safende, Palmarejo, Alto da Glória, Eugénio Lima, Pensamento e Monte Vaca, são os bairros a serem contemplados com este projecto.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top