PUB

Cultura

CVMA 2015: Lejemea vence música do ano e Élida Almeida revelação

O artista cabo-verdiano residente em Portugal, Lejemea, foi o “grande” vencedor da categoria música popular do ano, o último prémio anunciado na quinta edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), como é de praxe, entregue pelas duas principais figuras da organização desse evento, Gilyto Semedo e Soraia Deus.
Este é um prémio onde o público tem a palavra a dar a 100 por cento e Lejemea agradeceu aos que voraram na sua música e no seu primeiro trabalho discográfico “Nha midjor” que lhe valeu também o prémio de “melhor funaná”.
A jovem cantora e compositora de Santa Cruz (interior de Santiago), Élida Almeida, que lançou o single “Nta consigui” no início de Dezembro recebeu o galardão de artista revelação do ano, categoria que disputava juntamente com Lejemea e Eliane Silva.
O público presente concordou com a escolha do júri que foi o confirmar do novo talento que surge na senda da música de Cabo Verde.
Nesta quinta edição dos CVMA não houve “grandes” vencedores, com alguns a empatarem nos números de galardões recebidos, não ultrapassando dois.
Djodje venceu nas categorias de melhor kizomba com “Poderosa” e melhor artista em palco, Elji Beatzkilla com melhor hip hop e melhor videoclipe com “Toni”. Uma música que cantou em parceria com o “Rei do funaná” Zeca di Nha Reinalda e os Rapaz 100 Juíz que foram galardoados com o prémio Sapo Awards (uma categoria posta a voto no canal da Sapo onde o público escolhe o melhor) e a categoria disco do ano com o álbum “Voz di Vozis”.
Os dois artistas que tiveram mais nomeações só saíram com um prémio cada. Casos de Dynamo que venceu melhor intérprete com “One” e Jorge Sena na melhor coladeira com “Nha Tofé” do álbum Sena D’Oru. (confira a lista completa dos vencedores mais abaixo).
A noite “mais” glamorosa da música cabo-verdiana iniciou às 20 horas 30 minutos, deste sábado, com o habitual desfile na “famosa” passadeira vermelha dos principais intervenientes, os artistas, os convidados e ainda público. Pouco mais das 22 horas começou o espectáculo com dança que misturou o tradicional e o moderno, algo que caracteriza bem a música que se faz em Cabo Verde e por cabo-verdianos, o que resultou numa performance suave em palco. Depois foi a vez de recordar os quatro anos dos CVMA num curto vídeo.
A noite ainda foi marcada pelas actuações dos artistas nomeados na Música Popular do Ano e os convidados.
A grande surpresa foi a actuação ao vivo de três elementos do Cabo Verde Show (Renné Cabral, Manu Lima e Boy G Mendes) que venceu o prémio carreira 2015. O público não ficou indiferente e dançou ao ritmo de vários sucessos desse grupo que surgiu nos finais dos anos 70 na diáspora.
Outro momento alto foi a atribuição de um cheque de cento e vinte e cinco contos (125 contos) à Cruz Vermelha de Cabo Verde oferecida pelos CVMA e a Associação Ajudar a Ajudar (Boston – EUA) em favor a Chã das Caldeiras. CG
Lista completa dos vencedores:
– Melhor funaná: Djam bira Fino (Lejemea “Nha Midjor”)
– Melhor Morna: Marlene – Leban ku bô (Gardênia Benros)
– Melhor Coladeira: Nha Tofé (Jorge Sena “Sena D’Oru)
– Melhor Kizomba: Poderosa (Djodje feat Dynamo)
– Melhor Música Tradicional: Sakutam (Rui Cruz “Pano di Terra”
– Melhor Hip Hop: Toni (Elji feat Zeca di Nha Reinalda)
– Melhor Música Urbana: Terra sabe (Loony Johnson)
– Melhor Música Electrónica: Lenha na lume (Dj Franklin Rodrigues e Andy Callister feat William Araújo)
– Disco do Ano: Voz di Vozis (Rapaz 100 Juíz)
– Melhor Intérprete Masculino: Dynamo (One)
– Melhor Intérprete Feminino: Jennifer Soledad (Largan da Mon)
– Melhor Artista em palco: Djodje
– Melhor Produtor: Vaiss Dias (Pano di Terra)
– Artista Revelação: Élida Almeida (Nta consigui)
– Melhor Videoclip: Toni (Elji feat Zeca di Nha Reinalda)
– Melhor Composição Inédita: Mama África (Elaine Silva)
– Melhor Dj: Motafied Beatz
– Melhor Animador de CS: Djosinha (WSJ FM Massachussets)

PUB

PUB

PUB

To Top