PUB

Santiago

Católicos da Praia celebram 460 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Graça

A Paróquia da Nossa Senhora da Graça está em festa. Este ano comemora 460 da sua criação e a igreja já tem diversas actividades que iniciam em Março e terminam em Janeiro de 2016.
O início das celebrações de mais um aniversário da igreja matriz da Praia coincide, na sua abertura, com a época quaresmal. Por essa razão, a Igreja começa as suas actividades com “10 anos das Conferências Quaresmais”.
A ideia de uma “grande” celebração, com um vasto leque de actividades para assinalar a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, partiu do padre António Ferreira e do vigário paroquial, Edson Bettencourt. Tudo foi planeado por um grupo de 12 pessoas e a programação foi feita para estender-se até Janeiro de 2016.
“Aceite o desafio, com as dificuldades inerentes a um tempo em que a participação em actividades do género escasseia-se, sai agora a proposta de programa que tentou também se enquadrar no Plano Pastoral da Diocese para 2013-2016”, começa por dizer a organização de forma a “atender”, também, “às sempre orientadoras e encorajadoras exortações do Papa Francisco a propósito do papel e missão dos leigos na Igreja e, igualmente, no que diz respeito às paróquias e às necessidades da renovação paroquial e conversão pastoral constantes”.
Do programa, além das festas habituais em comemoração de dias dos santos, de vários municípios, a Igreja prepara uma celebração, no mês de Junho (1 a 22), dos 40 anos da elevação do primeiro bispo cabo-verdiano “impacto e significados”.
NOSSA SENHORA DA GRAÇA
As acitivdades centrais para os 460 anos da criação da Igreja de Nossa Senhora da Graça estão marcadas para Agosto próximo, soube o A NAÇÃO. Esta é uma data “muito especial” para toda a comunidade católica da cidade da Praia e uma das maiores festas de celebração da Virgem Maria, dia da sua elevação céu. “Celebra-se a entrada de Nossa Senhora na glória, é lembrada com honra e louvor a sua plenitude como criatura de Deus, como mulher, como mãe e como discípula de Cristo Jesus”, diz a organização.
Para este ano, tendo em conta a importância da efeméride, as festividades são mais intensas, com mais actividades programadas, durante todo o mês de Agosto, com o colóquio sobre os últimos 40 anos da Igreja em Cabo Verde, a missa habitual do dia da Nossa Senhora da Graça, a 15 de Agosto, com a participação de cabo-verdianos vindos da diáspora, partilhas entre as várias igrejas da capital e ilhas, entre outras.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top