PUB

Economia

‘Swiss Leaks’ regista um cliente de Cabo Verde com 2 milhões de dólares no HSBC

A investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) sobre um alegado esquema de evasão fiscal no ramo suíço do banco britânico HSBC, registou um cliente de Cabo Verde com dois milhões de dólares numa conta bancária.
Na página de Internet do ICIJ, Cabo Verde surge no 172.º lugar na lista de países ordenada por montante depositado na filial helvética do HSBC e no 344º posto a nível de clientes.
Sem indicar o nome da pessoa, o ICIJ precisou que a soma associada a um cliente de Cabo Verde é de aproximadamente dois milhões de dólares.
O projeto “Swiss Leaks” é baseado numa investigação feita por 86 jornalistas do mundo inteiro, coordenados pelo ICIJ, que analisaram quase 60 mil ficheiros com os detalhes de mais de 100.000 clientes de 203 países e das suas contas bancárias no HSBC, tendo como base as revelações do informático franco-italiano Hervé Falciani.
Apesar de expor estes documentos, o consórcio de jornalistas afirma que não pretende “sugerir ou presumir que quaisquer pessoas, empresas ou entidades mencionadas nos dados da informação revelada tenham violado a lei ou tenha tido outro tipo de conduta imprópria”.
Fonte: Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top